light gazing, ışığa bakmak

Friday, December 25, 2009

banana bread

banana bread
que é suposto ter este aspecto, um pouco mais escuro. agora, sim, experimentado e para memória futura. receita para dois bolos, em forma de bolo inglês.

o quê: 100g de nozes descascadas e partidas. 400g farinha, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, colher e meia de chá de canela, meia colher de chá de sal, 4 ovos à temperatura ambiente, 450g açúcar que acho demais, uma chávena de óleo ou 200g, 6 bananas maduras, um quarto de chávena de crème fraiche, 2 colheres de chá de baunilha.

como: tostar as nozes partidas. untar e enfarinhar duas formas longas. acender o forno a 180º. untar as formas com manteiga e depois com farinha, sacudindo o excesso. misturar a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. à parte, bater os ovos inteiros e o açúcar até obter uma mistura expessa, na batedeira cerca de 10 minutos. reduzir a velocidade e juntar o óleo (de girassol o mais leve possível) em fio. juntar depois as bananas bem pisadas, o crème fraîche e a baunilha. remover da batedeira e juntar a mistura de farinha e depois as nozes, sem bater. Dividir pelas duas formas e levar ao forno cerca de uma hora até um palito sair seco. retirar, deixar arrefecer na forma 10 minutos e de pois retirar. deixar arrefecer completamente, ou seja, a parte mais difícil.

a original daqui. o meu não teve foto, mas este tem! :)

 
Share