light gazing, ışığa bakmak

Thursday, March 21, 2013

alentejo, meu ♥

"Viajo de automóvel por uma estrada alentejana, os faróis captam imagens rápidas de troncos e copas que a luz prateia. Às vezes, uns olhos de animal, verdes e fixos, escapam-se para o lado no último momento.

Vimos de longe, de terras estranhas, conversamos devagar, naquele tom surdo que é cansaço mas também pacífico contentamento. Toda a viagem correu bem, e agora, já tão perto de casa, nada nos fará parar: o depósito tem gasolina que chegue, a estrada pertence-nos, a condutora é prudente.Um dos amigos do banco de trás começa a trautear uma qualquer toada da região e o carro enche-se de uma pequena música simples. É bom viajar com amigos.

De chofre, o automóvel pára. É uma travagem brusca, de catástrofe, que alarma toda a gente. Que foi, que não foi, a condutora abre a porta do seu lado, sai como um tufão (ela é um tufão), e ordena: "Todos para fora. Todos para fora." Aos tropos-galhopos (o carro tem duas portas, os ocupantes são quatro) saem os passageiros: "Que é? Que aconteceu?" A condutora (definição: a que leva, a que conduz, a que orienta) está parada na estrada, com o rosto virado para o céu, o braço apontado como uma seta ou como um grito: "As estrelas."

Olhamos. O céu, negro como só o azul pode ser, está alagado de luz, é um rio claro que palpita docemente, e há no ar uma espécie de frémito, que é quase um som, um zumbido interminável como se todos aqueles astros estivessem comunicando entre si numa linguagem de que só entendemos a música, mas não o sentido.

E ali ficámos, não sei quanto tempo, recebendo em cheio a luz viva do céu, no meio da campina deserta. Calados,voltámos ao carro. O motor recomeçou a trabalhar, as rodas esmagaram o saibro da berma. A viagem continuava."

um pouco de 'Ver as estrelas', na Bagagem de Viajante, Saramago.

(o livro todo aqui)

2 comments:

Tozzola said...

*_*

para já, cinco * * * * *

Ana V. said...

:)

um belo livro.

 
Share