light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, October 30, 2007

Cinema de animação em Portugal: Esperânsia

Cláudio Jordão pertence a uma nova geração. É um dos novos realizadores que surgiram já no convívio com os meios digitais e com a tecnologia. Para eles, o cinema de animação é uma actividade paralela, não remunerada muitas vezes, correndo em simultâneo com a actividade profissional, que pode ser webdesign, publicidade, artes gráficas... O que levanta outras questões: os artistas podem ser "apenas" artistas? Suponho que depende do país em que se encontrem...


Cláudio Jordão apresenta-se como "Motion Designer", um termo de que gostei muito, e grande parte do seu trabalho profissional tem sido feito para a publicidade. A mim deslumbrou-me o filme "Esperânsia" e a sua luminosidade a preto e branco. Na impossibilidade de trazer todo o filme... fica o trailer.

Em projecto ainda, creio, é o novo filme "Conto do Vento". Todo o processo de criação e desenvolvimento pode ser seguido no blogue "Conto do Vento". Iniciado em Fevereiro deste ano, vale a pena ver os passos por que tem passado este projecto. Cláudio Jordão faz a animação, Nelson Rodrigues realiza.


"Olá,
Bem vindos ao blog da curta-metragem de animação “Conto do Vento”.

Este é um projecto que embora já exista como idéia há dois anos, só neste último é que arregaçámos as mangas e avançámos para a sua produção numa parceria da Kotolab e do Cine Clube de Avanca.

Mais do que um local onde se poderá acompanhar a evolução deste projecto é um sitio de partilha de experiências, idéias e sugestões. Espero que seja tão interessante acompanhar a evolução do filme como está a ser a sua produção.

O filme conta uma história de embalar com meninos e meninas, velhos e velhas, fogueiras e monstros, mortes e gritos. Estes, dirão vocês, não são os condimentos de uma história de embalar, mas esta também não pretende embalar.
Bons sonhos.

Nelson Martins"


Em baixo, Cláudio Jordão fala deste projecto:



E mais um passo: os actores e a modelagem dos personagens.

E um comentário que o Cláudio me deixou quando publiquei este post originalmente...

Olá a todos, muito obrigado pelas palavras e elogios, e pela divulgação do meu trabalho.
Faz falta divulgar novas áreas, novas formas, novas pessoas... criar interesse, mostrar interesse, apoiar, reconhecer, criticar, saber chumbar, saber aprovar, e saber motivar um novo ciclo cheio de todas estas coisas e tantas outras... de ir, em frente, com vontade, contra todos se acharmos q estamos certos, contra ninguém se nos virmos sozinhos... mas ir... ir bem até lá... e quando lá chegarmos, cravar o estandarte no chão e dizer:
_Epá ooooi... alguém vai a jogo?
Depois... depois se verá!
Desculpem o devaneio, mas às vezes não consigo evitar!
Muito obrigado.
Cláudio Jordão

Obrigada!

No comments:

 
Share