light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, October 30, 2007

Cinema de Animação em Portugal: Dez anos para "Um Jantar em Lisboa"

André Carrilho é estrela maior, não no cinema de animação, onde fez uma primeira obra que varreu de imediato os festivais e alguns artigos de jornal, mas nos cartoons. Os seus cartoons são publicados mundo fora, no New York Times Literary Supplement e no jornal Independent, os mais conhecidos, mas também em muitas outras publicações internacionais. Para ver do que falo, há o livro O Rosto do Alpinista, uma colecção de cartoons que gostei de ver desfolhada no programa da Bárbara Guimarães (clip do youtube em baixo).



Neste clip, conseguimos vislumbrar também imagens do excelente "Jantar em Lisboa, um projecto que, segundo André Carrilho, demorou dez anos a tomar forma.

"O início do projecto que deu corpo a Jantar em Lisboa está perto de cumprir uma década, dividida entre ilustração e argumento. A primeira, assinada por André Carrilho. A segunda, da responsabilidade de J.P. Simões, "músico, poeta, artista e um grande amigo", nas palavras do ilustrador. Durante o processo, André Carrilho assumiu a animação da curta-metragem. Confessa-nos que é um "trabalho exigente, o de fragmentar e, posteriormente, compilar toda a informação. Mas não me identifiquei com as escolhas de nenhum animador, quis assumir essa função pessoalmente." (todo o artigo no DN, aqui.)

André Carrilho é mais do que tudo o que faz. Em Lisboa, actua no Lux com o Videojack desde 2005. Aí colabora com o músico Nuno Correia para criar novas formas em arte visual e musical. Este videojack, na crista dos dias de hoje e que adorei, aqui no MySpace e aqui na homepage. Para ver e ouvir..



No comments:

 
Share