light gazing, ışığa bakmak

Monday, February 8, 2010

André Cepeda: foi ontem

No âmbito do BES Photo, com pouquíssimas imagens no CCB, mesmo assim as suficientes para desejar ver e saber mais. As quatro imagens faziam parte de Ontem, o último projecto de André Cepeda. Para uma visita mais completa, a galeria virtual do próprio, aqui. Um dos três finalistas, o que mais gostei de longe. O vencedor sairá a 23 de Fevereiro.

Ontem

"Ontem é o título deste projecto que começou quando conheci o H., que estacionava carros à porta de minha casa. Como todos os dias passeava o meu cão, acabávamos por conversar com frequência. Mostrei-lhe o meu interesse em conhecer as ruas que ele percorria e os bairros por onde ele andava. Interessava-me conhecer aqueles territórios, as traseiras, as paisagens escondidas do Porto, os caminhos alternativos pelos bairros da cidade, locais a que, não conhecendo muito bem, me tenho vindo a dedicar há algum tempo. Trabalhávamos todas as semanas e por vezes vários dias seguidos. A ausência de tempo que sentia nos locais e nas pessoas que ia encontrando, o perigo e a dureza da realidade começou a interessar-me.

Pela primeira vez começo a fazer retratos. Perguntava-me, recorrentemente, porque andava a fotografar. E só mais tarde é que percebi que este projecto fazia todo o sentido para mim. A minha vida sempre se cruzou com histórias ligadas à droga. O facto de viver no centro do Porto faz-me confrontar com essa realidade todos os dias.

Ontem foi a melhor palavra que encontrei para descrever este estado de espírito, pois neste contexto a grande questão parece ser como se lida com o tempo. Como passar o tempo. Como passar o tempo com um corpo e uma mente, e o que fazer com eles. Esconder, refugiar, anular, esquecer. Tentar estar fora do tempo."

André Cepeda
Porto, 2008














""O que é importante na vida?"
No seu projeto - cujo suporte é um filme e uma série de fotografias - André Cepeda partiu de uma questão fundamental: "O que é importante na vida? O que nos faz lutar e estar onde estamos?".
"Cheguei à conclusão que é o amor, acreditar em algo muito forte que nos encoraja e que nos leva a continuar", explicou à Lusa sobre este trabalho, parte de um projeto maior, intitulado "Ontem" (2009), com 54 imagens que serão publicadas em livro em Março deste ano.
As fotografias, aparentemente, não têm uma ligação com o vídeo, "mas podem ter", segundo André Cepeda, que preferiu, propositadamente, não incluir qualquer texto explicativo a acompanhar o projeto, com o objetivo de "fazer as pessoas pensar".
As imagens de uma planta bonsai - com duas raízes que crescem separadamente, e depois se entrelaçam numa só - duas colunas de som juntas, e duas tomadas elétricas na parede, apontam para a ideia de união, do apoio mútuo e do amor.
"É um projeto mais ligado a um sentimento do que a uma ideia fechada, e deixa espaço para as pessoas interpretarem", comentou à Lusa."
no Expresso de 2 Fev.

[afinal a curta holandesa do Mali chegava à mesma ideia]


No comments:

 
Share