light gazing, ışığa bakmak

Friday, December 7, 2007

Inês de Oliveira ilustra "O Grande Voo do Pardal", uma escolha de Natal


(imagem da Casa da Leitura, clicar para aumentar)

"Henrique Gaspar possuía a casa mais linda das redondezas. Ninguém sabia onde ele ia buscar aquilo - árvores com flores cheirosas, relva lisa como carpete, uma piscina que parecia um espelho. Aos fins-de-semana, quem passasse por perto ouvia assim - "Ahuf! Ahuf! Ahuf!". Era o Henrique Gaspar a cavar as plantas. Não fazia outra coisa. Mal terminava os seus afazeres domésticos, ia logo trabalhar no jardim." E assim começa "O Grande Voo do Pardal", o primeiro livro de Lídia Jorge para a infância e a minha recomendação absoluta para o Natal, entre os 3 e os 8 anos. Para os pais também.

A história é simples o suficiente para os mais novos e complicada o suficiente para os mais velhos. E as ilustrações de Inês Oliveira fizeram-me comprar o livro. Procurarei outros ilustrados por ela, as imagens são muito bonitas, simples, harmoniosas. Gostei das cores e da tranquilidade que deu ao senhor "Henrique Gaspar". Uma ilustradora portuguesa jovem que ainda vai invadir a casa de muitos miúdos. Pena não ter encontrado o seu blogue ou site, (será que tem?) seria muito mais fácil divulgar o seu trabalho, que é excelente.

A D. Quixote deixa um pouco (lacónico) da sua biografia: "Inês de Oliveira nasceu no Porto, em 1979. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, licenciando-se em Artes Plásticas – Escultura. Trabalha na área da literatura infantil como ilustradora e autora. Tem vários livros publicados." Não é muito...

Na Time Out Lisboa.

No comments:

 
Share