light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, October 30, 2007

Cinema de animação em Portugal: "O Trabalho do Corpo" de Nuno Amorim


Uma presença no Cinanima deste ano, será "O Trabalho do Corpo" de Nuno Amorim, que é um dos filmes seleccionados para a categoria competição nacional. Pelo que vi no clip do programa FLIP, é um filme muito bonito, os traços de uma mulher que se descobre à luz da cidade de Lisboa.

Em baixo, alguns excertos e o comentário do autor:



Sinopse:
"É possível olhar para dentro de nós e ver a vida, todas as vidas, num só dia? Maria está só. Naquela madrugada vê o sol nascer sobre o rio. e “vê” também o ocaso do seu corpo reflectido no espelho da sala."

Em Maio deste ano, foi a apresentação do filme na Casa da Animação, no Porto.

Ultimamente, Nuno Amorim tem dedicado o seu tempo à animação, através da sua produtora, a Animais. Vindo da arquitectura (não há em Portugal ao que sei um curso específico, os animadores vêm das mais diferentes áreas das artes visuais), sempre fez banda desenhada, actividade que não considera rentável: "A vida está tão difícil, e não acredito que a BD seja rentável." (ver entrevista aqui).

Colaborou com a revista Visão onde mantinha uma página de BD. Trabalhou para a RTP, como gráfico, e também em publicidade. O seu personagem mais carismático, Jim'Tómic (que fui buscar ao blogue "Divulgando Banda Desenhada").

 
Share