light gazing, ışığa bakmak

Sunday, October 17, 2010

Lola, Brillante Mendoza



tarde de viajar às Filipinas, Manila, com uma breve passagem pelo comboio suburbano até ao campo. (viagem que achei uma das mais irónicas cenas do filme, em que americanos tentam filmar os bairros pobres e as crianças nuas, 'apanha aquela!', que me interessa pela moralidade do olho-ecrã).

Lola não é o nome de uma actriz glamorosa, mas é a palavra que significa avó e são os percursos paralelos de duas avós que acompanhamos, que raspam o dia-a-dia para o dinheiro da sobrevivência da família.

"I find it more fulfilling to show my movies at universities and to organisations where people come to really watch the film, rather than movie stars, and to appreciate what I’m trying to do."

"RP: What inspired Lola?
BM: My stories are all about real people. For example, my writer and I saw a television news item about a grandmother seeking help for the release of her grandson who had been jailed because he had accidentally killed somebody. And then we heard about another item about an old lady begging for money to be able to bury her grandson. We tried to connect these two stories and put them into a narrative and that’s how the story developed. There were some revisions along the way, of course."
(entrevista daqui)

para ser comparado, mesmo que não se queira, com a avó de Caminho para Casa.
do que gostei mais em Lola: da honestidade. (nem de propósito: "This is my approach because I believe in the truth and trying to make my films as honest as I can."

aqui em que diz naturalismo, sim é verdade, e se compara aos irmãos Dardennes. e ainda 'social urgency'.
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sou parcial a imagens ou palavras que ultrapassem o equilíbrio estético e tentem chegar a qualquer lado moral ou emocional, que nome darei a isto, de 'humanidade', simpatia-empatia. antes de Lola a curta de Gabriel Abrantes "A History of Mutual Respect", com prémio de curtas em Locarno, a que faltava esta simpatia e a que sobrava sarcasmo, se bem que sarcasmo talvez seja forte demais para a imagem da mulher/cavalo, por exemplo, uma das que me complicaram o raciocínio.

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