light gazing, ışığa bakmak

Monday, October 29, 2007

Cinema de animação em Portugal: Um dia com Abi Feijó



Não vou passar um dia com Abi Feijó pois seria um dia demasiado longo: tanto do que tem acontecido em Portugal no cinema de animação se deve ao seu trabalho. É justo que inicie a semana dedicada ao cinema de animação português com Abi Feijó. Sugiro vivamente que se visite a sua biografia (aqui), e se revejam alguns dos quarenta prémios e menções em diversos Festivais Internacionais. Qual o conhecimento que uma qualquer pessoa, entre as quais me incluo, têm deste realizador? Quantas vezes ouvimos o seu nome nos órgãos de comunicação social?

Das imagens que vi dos seus filmes, impressionou-me o "O Clandestino", uma animação de areia de 7' 32'' que se baseia no conto "O Viajante Clandestino" de José Rodrigues Miguéis. Do filme: "São tão tristes os portos decadentes, sobretudo de noite e em épocas de crise! Mas respira-se uma poesia sugestiva nestes molhes de estacaria limosa e negra. E nada fala tanto ao coração do errante solitário como este apelo eterno do mar, junto ao cais."

Um pequeno clip, aqui, e outro, aqui.



"Oh que Calma", um filme feito em 1984/85 por ocasião de um estágio que fez no Estúdio Francês de Animação do Office National du Film du Canada ("A areia, o ecrã de alfinetes, a plasticina, o pastel, os recortes, a gravura sobre película, o desenho e as fotocópias são as oito técnicas utilizadas na realização deste filme de animação."), foi apenas o início: ver a Filmografia aqui.

Abi Feijó tem criado escola. Com o Filmógrafo:
"O Filmógrafo nasce oficialmente, de papel passado em 25 de Novembro de 87. Na prática, nasceu a partir de fins de 86. Quando eu vim do Canadá, queria fazer alguma coisa de animação. Juntei amigos e dessa dinâmica saiu o “A Noite Saiu à Rua” que esteve a concurso no Cinanima, em 1987. Foi daqui que nasceu o Filmógrafo." (ver toda a entrevista com Abi Feijó, aqui). E a história do Filmógrafo contada pelo próprio, aqui. Em 2002 funda a Ciclope Filmes, uma produtora.

Por ocasião do Porto 2001 o Filmógrafo cria a Casa da Animação. Esta Casa da Animação sobrevive ainda hoje, decerto à custa de muito cabelo branco do seu criador. Criada em 2001, em 2002 dizia-se que tinha futuro incerto (em link, texto muitíssimo elucidativo de como funcionam os patrocínios culturais no nosso país). Hoje a Casa da Animação é uma instituição que se afirmou, tal como os projectos anteriores de Abi Feijó. O nosso país continua a mover-se aos ombros de alguns, os outros dedicam-se à dança das cadeiras...

De 23 a 28 de Outubro decorre na Casa da Animação a comemoração do Dia Mundial da Animação. A não perder, o programa será decerto interessante. O site oferece ainda sessão de cinema. Convido para dar uma olhada... o que mais gostei: "Variation". Hoje, para além do lançamento do filme e do livro de Regina Pessoa, "História Trágica com Final Feliz", Abi Feijó anuncia o lançamento de "um manual para professores das artes visuais resultado de um projecto internacional que envolve Portugal, Espanha, Inglaterra, Dinamarca e Estónia": "Teaching with Animation", muito interessante e muito bem feito.

Em baixo, Os Salteadores (1993). Excelente animação.

No comments:

 
Share