light gazing, ışığa bakmak

Monday, November 16, 2009

cinanima09: French Roast




o site. o blog. e que interessante, Character Design. Prémio José Abel para este French Roast realizado por Fabrice Joubert e produzido pelos estudios Bibo Films.

e enfrentando alguns dilúvios e a vontade molhada dos deuses para chegar aos filmes vencedores de mais um Cinanima, festival magnífico da animação. entre a sessão dos vencedores e a lista de filmes concorrentes do excelente programa fica um espaço grande: há tantos filmes que gostaria de ter visto. este ano tive a sensação nítida de que a animação está a mudar profundamente e que, como todas as outras áreas, se torna cada vez mais tecnológica, sofisticada, esforço de equipa. uma espécie de trabalho científico. se este French Roast foi o filme que achei mais simpático, surpreendi-me com o Acidente e concordei com o primeiro prémio para The Spine.
(em nota transversal fica a minha admiração por se levarem crianças a esta sessão. este ano, como em anteriores, não sei se havia um filme sequer que fosse adequado a crianças. pelo conteúdo, pela linguagem, pela violência. persistir em associar animação à infância é fonte dos maiores mal-entendidos, incluindo o relegar o filme animado para um segundo plano de entretenimento infantil. mudar esta atitude e soltar a animação deste quadro seria o princípio de alguma coisa mais profissional no nosso país.) o meu tchin-tchin vai mesmo para André Marques e Carlos Silva, a dupla de O Acidente.

mais sobre o Cinanima09 no sapo cinema.

alguns detalhes sobre Fabrice O. Joubert.

"Q. How long did the project take to complete?
First there was a stage of development which consisted of me writing and story-boarding, and Nicolas Marlet creating the designs of the characters. Then it took a full year to make the film, with a team of 65 artists and technicians." e

"Fabrice O.Joubert bought this story to life with beautiful visual appeal and simplicity. Fabrice has worked as a traditional and CG animator from 1997 to 2006, at DreamWorks on
* The Prince of Egypt (1998),
* The Road to El Dorado (2000),
* Spirit : Stallion of the Cimarron (2002),
* Sinbad, Legend of the Seven Seas (2003),
* Sharktale (2004) and
* Flushed Away (2006).

In 2005, he animated on the stop-motion feature Wallace & Gromit : Curse of the Were-Rabbit » directed by Nick Park (Aardman Studios)."

entrevista longa, aqui.

4 comments:

Berlino said...

Inteligente e lúcido o seu comentário, Ana, a propósito daquilo que é hoje uma relação sem sentido entre a animação e as crianças. Os produtores, em geral, não pensam nas crianças mas no bolso dos pais destas. A animação está possuída dos mesmos clichés e das mesmas obsessões do resto do cinema (e refiro-me sobretudo ao cinema de Hollywood): o sexo, a violência, o estrondo. Há excepções notáveis, é verdade - e é gratificante. Mas, justamente, são excepçoes...
Uma boa semana, ohhps!
Berlino

Anonymous said...

é pena que o filme já não esteja disponível... fiquei curioso, vou à procura.

Ana V. said...

que pena! deixo o trailer..

Ana V. said...

Animação há muita.. por acaso nem concordo muito. Acho os filmes da Pixar/Disney excelentes e apropriados, bem como os da Dreamworks. Não costumo falhar nenhum, especialmente os 3D.

 
Share