light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, July 17, 2007

Varjak, história de SF Said ilustrada por Dave McKean







Varjak, o gato preto de olhos dourados de Dave McKean. Há dias em que as coisas boas, aparentemente insignificantes, não param de acontecer. Aparentemente insignificante foi ter tirado um livrinho de promoção da Gailivro de cima do balcão. Oferta. Posso levar? Claro!

Chamou-me a atenção o gato preto na capa: adoradora de gatos, fluente em gatês, meia que ronrona e se assanha. Mas mais ainda chamou-me a atenção o nome de Dave McKean, que um amigo me deu há pouco tempo.

"Varjak" é um novo livro para crianças da Gailivro, que cá é novo, mas "lá" já tem três anos e um segundo livro, "Outlaw Varjak Paw". Sugiro um salto ao site de Varjak Paw, o gato preto de Dave McLean.

Dois apontamentos do livrinho promocional da Gailivro:

"Numa história felina, o autor adopta arquétipos míticos e enquadra-os numa trama densa, ilustrada por Dave McKean, com arrepiantes e sinuosos traços a caneta e tinta. A narrativa é preenchida pelo suspense e o final é verdadeiramente arrebatador. Ao evocar a vida perigosa de um gato, Said introduz elementos de humor e bravura lendária, provando que a força nasce da adversidade." (Publisher's Weekly)

"Na sua incursão como ilustrador de livros juvenis, este artista gráfico de culto utiliza esboços a tinta e aparos caligráficos para ilustrar a dureza da realidade de uma cidade. Nas sequências narrativas que decorrem na Mesopotâmia, McKean opta por suaves aguarelas, com um acabamento arenoso. Muito bem concebida, a ligação entre o texto e as ilustrações revelou-se algo de definitivo, proveitoso, e quase tão compensador como a colaboração de Varjak."


A novidade é agora outra: depois de Mirror Mask que já aqui deixei anteriormente, Dave McKean está a transportar este Varjak para o cinema, também com a produção da Jim Henson Company . A estreia está agendada para 2007. As muitas vidas de um gato...


---

Sobre Dave McKean, um excelente site português, de João Seabra.

No comments:

 
Share