light gazing, ışığa bakmak

Thursday, December 6, 2007

Mulled wine ou façamos um brinde a Khadafi


(imagem de pixse1)

Nada como começar a época natalícia com um brinde a Muammar Khadafi, personagem de tapete vermelho em S. Bento. Os encontros e cimeiras são necessários, pois são, a seguir brindaremos a Mugabe. É a diplomacia internacional, profissão prostituta e, a um tempo, para os de forte carácter. Bandidos e xerifes e quem é quem.

Se o brinde era um "comic relief", a bebida não o será. Estou apostada em preparar uns bons litros de "mulled wine", bebida da estação, a que faz uma boa casa onde se gosta de entrar. Os aromas-sedução logo à porta. Vou buscar uma chávena... e à partida para a melhor receita. Para ficar e retomar em anos seguintes. Mulled wine vinho quente ou glühwein ou glögg ou vin fiert ou vin chaud ou vin brulée ou grzane wino ou um quentão brasileiro.

Mulled wine

Ingredientes: 3 litros de vinho tinto não muito caro, 1 cálice pequeno de brandy, 1 1/2 chávenas de açúcar, 1/2 chávena de açúcar de cana biológico (!), 12 cravinhos inteiros, 1 vagem de baunilha aberta ao meio, 6 paus de canela, 1 laranja inteira cortada em fatias finas e 1 limão inteiro cortado em fatias finas, 1 quarto de chávena de amêndoas em lascas. Se o preferir aceso, mais um quarto de chávena de vodka... Uma estrela de aniz, 6 sementes de cardamomo.

Como fazer: Juntar numa panela grande todos os ingredientes (menos o vodka, se utilizar vodka juntar apenas no final) e deixar em lume muito baixo durante hora e meia sem nunca deixar ferver.

E outras possíveis. Mas esta, mesmo assim, é para guardar para o ano.

No comments:

 
Share