light gazing, ışığa bakmak

Thursday, October 4, 2007

Crumb - Degas - Kooning - Rodin - Otto Dix: tudo e todos nas mulheres de Rebecca Warren

Finalista do importante prémio Turner Prize em 2006, Rebbeca Warren foi uma dos quatro finalistas. E se bem que o Turner tenha ido para Tomma Abts, fiquei-me (com o meu fascínio pelo corpo) pela obra de Rebecca Warren, que como ela própria afirma, junta todos os paradigmas anteriores. A ansiedade da influência no século do remastigar de todas as imagens. O que é a mulher, afinal? Que ideal é esse, que desejo esteve na origem de tantos olhares sobre as mulheres? Olhares que excluíam então o olhar das próprias, objectos. Estes são tempos aliciantes e novos, em que apesar de tudo estar feito, tudo ainda é possível.



SHE, 2003


Croccioni, 2000


The Hostess, 2006


Homage to R. Crumb, My Father, 2003


SHE no. 6, 2003



Loulou, 2006

As suas mulheres em barro cru são quase grotescas, exageros da anatomia e da sexualidade feminina.

"Rebecca Warren positions herself within the lineage of a sculptural tradition. She re-works and intentionally misappropriates existing images by the accepted masters of figurative sculpture, including Degas, Picasso and Rodin, as well as drawing on more contemporary artists such as R. Crumb and Helmut Newton. Warren pays homage to her heroes while gently questioning their authority. " (artigo na Tate Britain, Turner Prize)

Rebecca Warren na Saatchi, muitas imagens, biografia e textos.

O site do Turner Prize com filme e som sobre a artista.

Exposição na Donald Young Gallery, em Chicago

Imagens comentadas, muito bom, no Guardian

Mais, na Tate

 
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