light gazing, ışığa bakmak

Wednesday, September 12, 2007

"Cunnilingus in North Korea" de Young-Hae Chang Heavy Industries


(carregar em qualquer uma das imagens para ver a animação)

"Em 1999, Young-Hae Chang, um artista coreano, com um doutoramento em estética pela Université de Paris I, e Marc Vogue, um poeta americano residente em Seul, participaram no workshop de Net Art organizado pelo Multimedia Art Asia Pacific, em Brisbane, na Austrália. (...) Sob o nome de Young-Hae Chang Heavy Industries produziram uma série de filmes em que as palavras aplicadas ao jazz aparecem numa rápida sucessão na janela de navegação, preenchendo o ecrã." (in New Media Art da Taschen)

Assim fui descobrindo o trabalho da Young-Hae Chang Heavy Industries, de onde retirei este "Cunnilingus in North Korea", pelo título, confesso, e porque a ideia me pareceu boa. A ironia extrema e o sarcasmo na crítica social à Coreia do Norte. Esta mesma atitude é dirigida a outros aspectos da sociedade contemporânea. Um género de crítica social e política que achei bastante interessante.



Outro clip favorito, de onde retirei a imagem em baixo, "Bu
st Down The Door Again! Gates of Hell - Victoria Version" uma voz feminina conta como a sua casa foi invadida de noite, e como a tiraram para a rua perante o olhar acusador dos vizinhos e pela ameaça das armas, enquanto ela, vítima, quer apenas - desesperadamente - recordar o sonho que estava a ter no momento em que a acordam. Este clip foi apresentado no ecrã de um frigorífico Samsung. O frigorífico com ecrã de computador e ligação à internet que, segundo o duo, não passa de outra maneira de manter a mulher na cozinha.



Em Setembro deste ano decorreu o festival Beck's Fusion em Trafalgar Square, Londres, organizado pelo Instituto de Arte Contemporânea. A ideia do festival era unir as artes visuais e a música. A dupla Young-hae Chang Heavy Industries foi um dos grupos convidados, tendo participado com "Am I Relapsing" ao som da música "Everybody's Got to Learn Sometime" de Beck.

Aqui, uma entrevista.E aqui, outra.
"Web art" a brincar com o Flash: poesia/som/imagem/crítica social
.

No comments:

 
Share