light gazing, ışığa bakmak

Saturday, November 10, 2007

Respiração completa

"O seguinte exercício, muito simples, ajudar-vos-á a ter uma ideia clara do que seja a Respiração Completa:

1) De pé, ou sentando, respirar pelas fossas nasais, e inspirar vigorosamente, enchendo primeiro o parte inferior dos pulmões, o que se consegue pondo o diafragma em movimento, o qual ao descer exerce uma leve pressão nos órgãos abdominais, empurrando as paredes frontais do abdómen. Encher, de seguida, a região média dos pulmões, dilatando as costelas inferiores, o esterno e o peito e, logo imediatamente, a parte superior do peito, elevando-o assim como aos seis ou sete pares de costelas superiores.

No movimento final, a parte inferior do abdómen contrair-se-á ligeiramente, como um suporte, ajudando a encher a parte superior dos pulmões.

À primeira leitura, poderá parecer que esta respiração consiste em três movimentos distintos; de facto, não é assim.

A inalação é contínua, e toda a actividade torácica se dilata, uniformemente, desde o diafragma até ao ponto mais elevado do peito na região clavicular. Devem evitar-se as inalações bruscas esforçando-se por se obter uma acção regular, contínua e uniforme.

A prática anulará em pouco tempo a tendência para dividir a inalação em três movimentos, de que resultará uma respiração contínua e uniforme. Conseguirão completar a inalação em poucos segundos, depois de alguma prática.

2) Reter a respiração durante alguns segundos.

3) Exalar lentamente mantendo o peito numa posição firme, retraindo um pouco o abdómen e elevando-o vagarosamente à medida que o ar deixa os pulmões. Depois do ar completamente expulso, relaxar o peito e o abdómen. Alguma prática facilitará esta parte do exercício e o movimento, uma vez adquirido, será executado quase automaticamente.

Veremos que com este método respiratório, todas as partes do aparelho respiratório entram em funcionamento, os pulmões, incluindo as células de ar mais afastadas, executam a sua função, e a caixa torácica expande-se em todas as direcções.

Ajudará bastante praticar este exercício em frente de um espelho alto, colocando as mãos ligeiramente sobre o abdómen, de forma a se poder sentir os movimentos."

Do livro "Ciência Yogue da Respiração" de Yogue Ramacháraca, Brasília Editora, 1981
("The Hindu-Yogi Science of Breath", para download do ebook gratuito, em inglês, aqui e aqui)

William Atkinson

1 comment:

jorge vicente said...

é interessante, eu já vou utilizando mais a barriga para respirar.

é uma prática constante da Meditação, das técnicas teatrais (respirando pelo abdomen, projecta-se melhor a voz), etc

um beijo
jorge

 
Share