light gazing, ışığa bakmak

Thursday, November 22, 2007

"The Silver Surfer", a Marvel digital



Um dia destes fazia o meu apanhado habitual pelas prateleiras tentando libertar espaço para as novas aquisições: uns são oferecidos, entram outros... Quando de repente me veio à cabeça a dúvida: o que vai acontecer a estes livros que vou agora dar a uma biblioteca? Os livros em vias de transformação, em papel que amarelece, fica húmido, empoeirado e que não dá para fazer "search"... O livro que levamos para a praia e para o café e para o comboio e que leio no espaço dos semáforos quando a leitura é mais urgente do que o trânsito.

Não creio que os livros-papel desapareçam, mas decerto vão ter que dividir o seu espaço com os seus congéneres digitais. E ainda bem. Tal como os jornais. Não sou diferente do vizinho da frente e, divagando um pouco, posso dizer que para cada artigo de jornal-papel que leio, leio cerca de 15 ou mais em formato digital. Para cada livro-papel que leio, devo ler a mesma proporção de livros digitais: 15 ou mais. A diferença entre uma e outra forma é que em formato digital nunca leio todo o livro, apenas excertos, citações, o espaço de duas folhas, talvez. O formato papel é mesmo o ideal para levar para o café (por enquanto). E o formato papel dá para sublinhar, dobrar folhas, tomar notas, delinear setas e escrever "ah ahs", embora estas possibilidades e muitas outras estejam já ao virar da esquina. E tudo o que é acrescentado é sempre positivo, afinal...

Tal como na música, as editoras e todos os agentes ligados à edição e divulgação de livros deveriam repensar muito rapidamente as suas estratégias. A possibilidade de comprar online é cada vez mais apetecível e cada vez mais possível. E foi o que fez a Marvel. Soube-o através da CNN - na terça-feira passada a Marvel colocou online algumas das suas publicações mais antigas, entre elas o Silver Surfer. O acesso é livre.

Aqui fica o Silver Surfer, em "Annihilation". Penciller (cover); Gabriele Dellotto, letterer: Cory Petit, writer: Keith Giffen, colorist: June Chung e penciller: Renato Arlem. Basta desfolhar.

"The Surfer was originally Norrin Radd, a young astronomer of the planet Zenn-La. He agreed to serve as herald to the god-like entity, Galactus, in order to save Zenn-La from the world devourer’s insatiable hunger. Granted enormous powers (he wields the Power Cosmic), a silvery appearance and a surfboard-like vehicle — all of which were modeled after a childhood fantasy of Radd — the Silver Surfer roamed the cosmos, searching for new planets for Galactus to consume." (de Who is the Silver Surfer)

No comments:

 
Share