light gazing, ışığa bakmak

Monday, December 24, 2007

A caminho da meia noite, hoje cozinha-se em família

... e embrulham-se as últimas prendas. As gerações e a campainha a tocar,alguém que traz um tabuleiro de filhoses, boas festas. Árvore feita, lareira acesa, talheres e pratos a postos para mais logo, um exército pacífico. Na corrida ao jantar, uma passagem - a última - pela mercearia do bairro, aquilo que me esqueci ou que afinal não chegou. Saudade infinita dela, que nos apegava à vida e que dançava sozinha nas festas, saudade de todos os que já jantaram connosco e hoje se sentam apenas à mesa da memória. O calor dos natais por vir e das prendas por dar e dos beijos que ainda guardo na boca. Para ti.

Como há um ano, mas tão longe que nem me vejo, deixo por aqui um doce.
Açúcar na boca, mel na vida.



Tarte de maçã
Ingredientes: 1/2 chávena de sumo de maçã, 1/2 chávena de açúcar amarelo, 4 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente, 4 maçãs Granny Smith, sem casca e cortadas em fatias finas, 2 colheres de sopa de amido de milho, 2 bases de tarte congeladas (ou já feitas) e duas colheres de chá de canela. 1 chávena de nozes partidas.

Fazer: Ligar o forno a 180º. Juntar o sumo de maçã, o açúcar e a manteiga. Juntar as maçãs, a canela, as nozes e o amigo de milho. Colocar uma das bases de tarte numa tarteira e encher com a mistura. Cortar a segunda base de tarte em fitas e entrelaçá-las por cima da tarte. Levar ao forno 55 minutos ou até dourar. Polvilhar com canela. (talvez tirar o sumo ou reduzir)

3 comments:

Educação Física said...

Um feliz Natal e Excelente 2008

Rp

Anonymous said...

Boas festas e muita muita felicidade, Dulce.Meia. Obrigado, mas mesmo muito obrigado, por um ano e tal de alegrias com que nos vais polvilhando as vidas. Beijinhos. ;o)

Marta - hoje pouquíssimo Mad.

Anonymous said...

Boas Festas.
E nada que é nada, tem sempre algo para nós.
Se não te importas hoje levo o mocho. Lotação quase esgotada cá em casa.
Beijo.
António

 
Share