light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, January 15, 2008

O pequeno Hamlet, Luís Quintais

Podia ter escolhido qualquer outro texto de Luís Quintais, mas escolhi este. Já o tinha lido há algum tempo e ficou-me a imagem. Hoje, encontrado de novo, aqui o deixo. Dos de hoje - os poetas - talvez o meu favorito, Luís Quintais.

O pequeno Hamlet

O Tomás, o meu filho, brinca na velha ponte abandonada junto à casa onde habito agora. Gosto muito deste filho cheio de consequentes silêncios, reservas que lhe vêm do desamparo da infância – de toda a infância – mas que nele se sublinham como se um veio nocturno se acercasse das coisas que interroga. A mim tudo se me esquece quando olho este filho que espanca com um ferro o ferro da ponte. Observando-o na desatenção que o guarda assim no fotograma da memória, interpelo-o: “E leste O príncipe da Dinamarca?”, e ele responde-me seco, mortalmente evasivo: “Não é O príncipe da Dinamarca, é O cavaleiro da Dinamarca”, e volta a espancar, rebarbativo, o ferro.

Luís Quintais, in Canto Onde na Cotovia
Outros textos na sua página na PIW

No comments:

 
Share