light gazing, ışığa bakmak

Monday, January 7, 2008

Penacova



Penacova e "Do Buçaco a Penacova"

"É preciso chegar às abertas e miradouros para achar a razão de ser da fama de Penacova que é o seu admirável panorama de água, pinho e penedia." (Vitorino Nemésio) Pensei em tirar o Nemésio por ser o cliché-master: pôr aqui o Nemésio ligado por três moinhos e não sei que terrenos, museus e atracções, o escritor e a paisagem. A cena da mesma varanda-miradouro (máquina de mirar?), as mesmas encostas e as mesmas pedras cinzentas, menos no verão, o mesmo hotel empoleirado e as mesmas nuvens a passar, não passa de água. E no entanto. Podendo ser personagem de excursão. Ou turista curioso, detective de detalhes. Ou, onde eu queria chegar, levar a localidade ao estado de espírito, em visita quase peregrinante. E admiti-lo, procurá-lo.

6 comments:

SCP said...

Lindas imagens. Já estou a sonhar...

Menina Marota said...

Um sonho de passeio...gostei muito.
Grata por o proporcionar.
Feliz 2008

Anonymous said...

Olá bom dia
Existe em Penacova um restaurante alcandorado sobre um vale? Se existe, almocei lá uma vez, comeu-se muito bem e era barato e panorâmico escelente...( não estou seguro se foi em Penacova ou Penela mas é naquela região, que merece pelo menos uma visita.
Interessante blog o seu.
FCC

Anonymous said...

aditamento/correcção
"e a panorâmica era excelente"
FCC

Ana V. said...

Bom dia, FCC! A entrada desse restaurante é ao lado do local onde tirei as fotografias. Ouvi dizer muito bem da comida, mas não fui... Cá está: http://raizes.no.sapo.pt/TextoRoteiro4.htm
Obrigada e boa semana!
Ana

Ana V. said...

Susana, bem-vinda... muitos beijinhos para ti. Ana

 
Share