No mês passado, vi a exposição de Robert Rauschenberg no Museu de Serralves (até 30 de Março). Com muitas obras expostas, vale bem a pena visitar. Impressionantes para mim as composições de cartão, caixotes de papelão, o que se deita fora e o mais perene. Pena que o folheto, o catálogo ou até imagens não estejam na página do Museu, ao contrário do que faz a National Gallery of Australia, com uma exposição de Rauschenberg que termina daqui a dois dias, mas que tem galeria online.
The Cardbird Series:
"Rauschenberg has suggested that his choice of cardboard as a material was the result of his wish ‘to work in a material of waste and softness’. The Cardbird series is a tongue-in-cheek visual joke. It is in fact a printed mimic of cardboard constructions. The labour intensive process remains invisible to the viewer – the artist created a prototype cardboard construction which was then photographed and the image transferred to a lithographic press and printed before a final lamination onto cardboard backing. By choosing the most mundane of materials, Rauschenberg once again succeeds in a glamorous make-over of the most ordinary. The Cardbird series is an exploration of a new order of materials, a radical scrambling of the material hierarchy of Modernism." do NGA
Cardbird I
Cardbird II
Cardbird III
Cardbird IV
Cardbird V
Cardbird VI
Cardbird VII
"Durante mais de cinco anos, aproveitei intencionalmente todas as oportunidades que o meu trabalho me proporcionou para chamar a atenção para problemas do mundo, atrocidades locais e, nalguns casos, celebrar os feitos da Humanidade. Esforcei-me por reunir influências com vista a fazer surgir uma relação mais realista entre o artista, a ciência e os negócios, num mundo que ameaça aniquilar-se por uma ninharia. O progresso não é possível sem consciência (...) Esta é a minha responsabilidade mas é esgotante."
"Passado algum tempo (...), cresceu em mim um desejo de trabalhar num material de desperdício e macio. Uma coisa que produzisse com a sua mensagem única uma colecção de linhas impressas como uma piada amigável. Uma discussão muda da sua história patenteada pelas suas novas formas. Trabalhando comummente com felicidade. Caixas."
Robert Rauschenberg, "Note: in Cardbirds", Los Angeles: Gemini G.E.L., 1971
Texto este na primeira página do folheto da exposição de Serralves.
No comments:
Post a Comment