light gazing, ışığa bakmak

Thursday, April 24, 2008

ascenção do fogo, quem vai estar no Porto este Sábado?


(clicar para aumentar)

Eu vou. Sem falta. Vou estar no lançamento do livro Ascenção do Fogo do meu irmão Jorge Vicente. Daqui lhe desejo tudo de melhor. Se alguém merece, é mesmo ele. Deixo dois poemas e, em baixo, a morada. Sábado às quatro da tarde, em Vila Nova de Gaia.

AOS MEUS AMIGOS

disseram-me que, de manhã,
se ouve o Tejo todo,
e que as pessoas transportam em
si aquela imensidade vasta,
como quem é feito de História
e não sabe porquê
disseram-me que o tempo não
volta ao lugar onde nasceu, e
que os amigos que se perdem são
como o areal à volta da minha casa:
os retalhos, as migalhas, a presença
sempre ausente das águas em
combustão
e a sensação de que sempre foi assim,
com aquelas mesmas pessoas,
com aqueles mesmos rostos,
por dentro da História
e com o Tejo debaixo dos braços


MANSÕES

a estranha sensação de ouvir uma voz,
ainda que pronunciada nas mais variadas formas.
um poema, um esconjuro, o grito de um lobo.

a estranha sensação dessa voz se ouvir mais perto.
o coração abater. mais rápido. mais suave.
mais lento que uma pluma beijando a pedra.
opera-se-me a graça da Natureza.

a estranha sensação de o meu coração desaparecer.
todo o meu corpo desaparece, só resta a pedra.
abatem-se os corpos ao som da enxada do espanto.

a estranha sensação de tudo acontecer.
todo o meu corpo é uma mansão,
com imensas escadas de Ser.
só resta a pedra.



Dramático de Vilar do Paraíso, Rua do Jardim, 1181 Vilar do ParaisoVila Nova de Gaia

6 comments:

Anonymous said...

Gostava de ir, mas o sol do Alentejo chama por mim.
Que seja um sucesso.
Um beijinho e um abraço ao Jorge

Ana V. said...

Obrigada Tozz! Outras oportunidades, mais outras. E esse sol não é sol que se perca. Beijinho e bom fim-de-semana,
Ana

Anonymous said...

Olá Ana
Também gostava de ir, mas não estarei por perto (penso eu), por isso desejo sucesso para a apresentação e para a obra.
Bom fim de semana
Beijinho

isabel said...

desejo-lhe um grande sucesso!

(dia 10 tb estarei por lá. noutro lançamento...)

podes ver aqui: http://actaparaviolino.blogspot.com/

beijo

isabel said...

o mundo é pequeno :)

beijos

Ana V. said...

Obrigada Armando!
Isabel, pena não ser amanhã :)
E diverte-te no dia 10...
Beijinhos aos dois
Ana

 
Share