light gazing, ışığa bakmak

Friday, April 11, 2008

Julie Mehretu

"Julie Mehretu's biography reads a bit like an atlas. She was born in Ethiopia, raised in Michigan, educated in Senegal and Rhode Island, and now lives in New York. It is no surprise, then, that her work incorporates the dynamic visual vocabulary of maps, urban-planning grids, and architectural forms as it alternates between historical narratives and fictional landscapes." (from here, at the Walker Art)


Stadia II (2004)



Empirical Construction, Istanbul (2003)

Looking Back to a Bright New Future (2003)

Black City (2007)

Stadia I (2003)

Raros ou inexistentes os textos em português sobre esta artista. Aqui, e em baixo, um texto de Magnólia Costa sobre Mehretu, aquando da participação da artista na 26ª Bienal de São Paulo:

"Refinadíssima, a execução de Julie Mehretu tem na beleza um efeito, não um propósito. Sua intenção é aproximar e fundir espaços, a despeito dos tamanhos e das funções que normalmente lhes são atribuídos. O procedimento é conceitual: riscos arquitetônicos de aeroportos e edifícios urbanos confundem-se com traçados de mapas numa sucessão de planos formados por camadas transparentes de tinta acrílica que, ao se sobreporem, fazem as imagens se articularem e perderem o significado original. Na última camada, recortes de material adesivo constituem traços que sugerem ao olhar movimentos circulares e centrípetos. Meheretu requer do espectador uma percepção apurada e vários deslocamentos, evitando o olhar fixo exercido à distância, comum diante de trabalhos grandes. A complexidade da composição propõe o entendimento que a artista tem do mundo contemporâneo: ambíguo, difuso e em constante movimento.".


Em construção.

4 comments:

Anonymous said...

Uma sensação de espaço !

Anonymous said...

bom fim de

em construção
Tozz

Anonymous said...

semana.
Pensei em muita coisa mas, em 2 dois dias, não saiu mais nada.
Depois mostras mais material e este alentejano fica a mirar, a mirar.... e pronto, lá fica sem palavras.
It's a redline
But everything's fine

Ana V. said...

:) e eu que ainda não acabei a construção. Pensar ou não pensar e o que sai é inevitável, sai o que tem de sair. Se não durmo dois dias sei que vou passar dois dias a dormir depois.. reservatórios. O meu problema é mais parar de debitar debitar... Pronta - acho - para a semana. Uma boa para ti!

 
Share