light gazing, ışığa bakmak

Wednesday, May 28, 2008

abuso verbal: trinta e quatro exemplos

cumprindo uma promessa, aqui vai a tradução mais ou menos livre de um site excelente sobre "Amor Abusivo". Não lhe chamaria amor, mas essa é uma discussão para além do texto. Para que sirva a alguém.

Os sinais de uma relação abusiva devem ser aplicados a uma relação de igual para igual, ou seja, marido e mulher. Em relações desiguais, como pai e filho, pai e filha, as regras são ligeiramente diferentes. No entanto, o respeito pelo outro está sempre no centro do problema.

1. Jogo sujo.
Os abusadores não jogam limpo. A discussão não vai ser de igual para igual, as cartas já estão dispostas contra si, o jogo já foi decidido. Por exemplo, as afirmações de um abusador podem provocar emoções contraditórias como o sentimento de que nada do que você faça é bom o suficiente.

2. Dupla personalidade.
Os abusadores são do tipo Jekyll and Hyde - muitas vezes estará a lidar com duas personalidades. Poderá ver um lado simpático, afectuoso uma grande parte do tempo e ser depois confrontada com um lado negro, irado, barulhento, crítico, acusador e descomprometido que se envolve em ataques pessoais, que diminui o outro, em manipulação e humilhação.

3. Argumentação.
As afirmações abusadoras são usadas para ganhar ou manter o controle. Na minha experiência, os abusadores usarão qualquer coisa que funcione para manter o controle; usam até argumentos racionais. Não se importam qual a técnica utilisada desde que eles ganhem. Os argumentos racionais são algo que você deverá encorajar, desencorajando outro tipo de comportamento.

4. Manipulação de sentimentos.
As afirmações abusivas destinam-se a provocar e a apanhá-la desprevenida. Coisas como a raiva, culpa, desilusão, inveja e arrependimento são muitas vezes usadas pelos abusadores para provocar. Em algumas culturas há um provérbio: fá-la estúpida, fá-la zangada.

5. Humilhação.
As afirmações abusivas são quase sempre humilhantes, para diminuir e para retirar importância. Se acreditar no que o abusador diz, terá menos amor-próprio.

6. Ponto fraco.
O abusador tem um objectivo de que mesmo ele próprio poderá não ter consciência. Ele quer encontrar o seu ponto fraco para depois manipular esse ponto vulnerável para a controlar.

7. Atacar a sua vulnerabilidade.
Uma pessoa abusiva poderá criticar certos aspectos da sua personalidade; as suas vulnerabilidades são as mais susceptíveis de serem atacadas. Porque você está vulnerável, este tipo de crítica pode ser muito destrutivo pois você poderá começar a acreditar nela. Com o passar do tempo você estará condicionada a uma de três coisas: concordar com a verdade que ele diz, fazer o oposto revoltando-se ou evitar esse aspecto de si própria.

8. Discussões regulares.
Numa família poderá existir um padrão de abuso diário que culmina numa grande discussão a cada dois ou três dias. Neste caso o abusador dirá: Lembra-te o que te estou sempre a dizer, tu nunca vais fazer nada de jeito. As tuas acções de hoje comprovam que não vales mesmo nada.

9. Falso incentivo.
Alguns abusadores incentivam-na para depois a deitar abaixo. Se acreditar no seu incentivo, então eles podem retirar isso e deitá-la abaixo numa tentativa de ganhar controle.

10. Chantagem emocional.
Alguns abusadores vêem o seu amor por eles como uma fraqueza e como um meio de a controlar. Esse tipo de abusador pode dizer coisas como: Se gostasses mesmo de mim, fazias isto. Claro que a resposta óbvia é que se essa pessoa a amasse a si, nunca lhe pediria para fazer isso.

11. Exigência.
Os abusadores põem-na frequentemente numa posição difícil; seja o que for que você faça, isso estará errado e esse é o derradeiro controle. Os abusadores são muitas vezes exigentes e muito difíceis de agradar de modo que tentar agradar-lhes significa que a maior parte das vezes você falhará.

12. Julgadores.
Os abusadores vêem-se no direito de a julgar, enquanto você não tem o direito de os julgar a eles. Eles vêem-se como superiores pois eles podem decidir qual o seu valor enquanto você não tem estatuto para os julgar a eles.

13. Os abusadores são maus ouvintes.
Muitas vezes quando não querem ouvir o que você tem para dizer, os abusadores interrompem-na.

14. Levantar a voz.
O abusador levanta muitas vezes a voz ou grita quando a discussão não corre como ele quer. Levantar a voz pode muitas vezes intimidar pois é um passo na escalada e você tem de decidir se quer gastar muita energia na discussão ou se simplesmente quer desistir para manter a paz.

15. Insultar.
Os abusadores chamam muitas vezes nomes. Isto é uma tentativa de provocação, todos nós temos um ou dois nomes que não gostamos que nos chamem.

16. Discussões intermináveis
Os abusadores discutem muitas vezes infinitamente até você concordar. Você poderá simplesmente cansar-se e desistir, só para acabar a discussão. Desistir é uma má ideia porque da próxima vez será ainda mais difícil ganhar.

17. Distorcer a realidade.
Os abusadores distorcem muitas vezes a realidade. Têm tendência para pensar que você disso qualquer coisa que não disse ou que você queria dizer qualquer coisa que não queria ou para esquecer o que eles próprios disseram.

18. Rebaixar
Os abusadores gostam de a rebaixar ao nível deles. Você poderá tornar-se abusadora numa relação em retaliação; neste caso o abusador pode sempre dizer que você não é melhor do que ele. Os abusadores são muito melhores a discutir e a ganhar o que significa que ao descer ao nível deles você já perdeu. Isto é uma variação de uma pessoa bater noutra até a outra acabar por ripostar.

19. Distracção.
Os abusadores gostam de distrair. Tem tendência a trazer toda a espécie de ofensas que aconteceram há um dia, há uma semana ou há um ano e que não têm nada a ver com a discussão que está a ter lugar agora. Adoram distrair.

20. Mudar de assunto.
Os abusadores não conseguem muitas vezes manter o assunto. Isto é particularmente verdade quando estão a perder a discussão, podem tentar mudar de assunto ou podem decidir que têm de ir embora ou que têm de fazer qualquer coisa de repente.

21. Limites.
Os abusadores odeiam que você estabeleça limites. Se você tentar estabelecer limites, eles darão um milhão de razões pelas quais isso não é possível. Por exemplo, em vez de concordar em ajudá-la quando você precisa, eles trarão um série de condições (se não estiverem ocupados, se estiverem bem dispostos, etc.) de modo que quando chegar a altura de ajudar eles possam sempre ter um modo de evitar a ajuda.

22. Limites.
Os abusadores adoram estabelecer os seus limites, não os deles. Vão sempre tentar que você concorde com os termos deles e sem "se"s ou "mas".

23. Virar a mesa.
Os abusadores viram muitas vezes a mesa. Se você disser "o que eu faço nunca é bom suficiente", você poderá ouvir o abusador dizer a mesma coisa uma semana depois só para provar que você é que é o abusador.

24. Oposto.
Os abusadores dizem muitas vezes o aposto do que se está a passar. Você poderá ouvir que você mudou quando foi o comportamento do abusador que mudou ostensivamente.

25. Enlouquecer.
Os abusadores tentam muitas vezes enlouquecer a pessoa, fazê-la doida. Quando lhe dizem para fazer duas coisas opostas e a criticam porque você fez uma e não a outra, isso é um exemplo de fazer alguém doido. Esta é uma maneira garantida de controlar alguém porque você nunca pode ter razão. Se uma pessoa exige duas coisas opostas de si, diga que isso é impossível. Um exemplo retirado de uma velha anedita: Uma mãe deu ao seu filho duas camisas. Numa reunião de família, o filho usou uma delas para agradar à mãe. Quando ele chegou a mãe estava zangada. Porquê? Queria ele saber, "porque não usaste a outra camisa", disse a mãe.
Este enlouquecer o outro pode acontecer de muitas maneiras. Por exemplo, numa discussão uma pessoa poderá dizer duas coisas opostas. Você acredita que ele mudou a opinião e aceita que a última é a que vale. Mas dias mais tarde, quando o assunto vem à baila, ele diz "Bom,, mas já te disse isto", e isto é a primeira coisa que ele tinha dito. Em resumo, a discussão consigo estava montada de forma a que acontecesse o que acontecesse ele podesse dizer que ele fez o que tinha dito.

26. Inventar coisas.
Os abusadores inventam muitas vezes coisas. Podem dizer que já concordaram com qualquer coisa que nunca concordaram ou dizer que já pediram desculpa sem nunca terem pedido. Podem dizer que você fez alguma coisa que você nunca fez. Não deixar que estas ficções entrem na discussão.

27. Exigências.
Os abusadores esperam que você satisfaça instantaneamente as suas exigências ou necessidades, a ameaça velada é que se você não o fizer, eles abusarão de si. Raiva repentina ou insultos são o resultado de não dar aos abusadores o que eles querem imediatamente. Um sinal de uma relação abusiva é que o abusador tem um temperamento repentino e barulhento.

28. Resistência.
Os abusadores serão muito resistentes para fazer o que você gostaria e darão um milhão de razões por que eles não o podem fazer. Quando você precisa, os abusadores têm sempre outra coisa mais importante para fazer, ou "adoravam ajudar mas...".

29. Ameaças.
Os abusadores costumam ameaçar. Em muitos casos você poderá ouvir "ou à minha maneira ou então nada feito". Embora esta possa ser uma ameaça vazia, é muitas vezes usada para conseguir que você aceda ao que ele quer.

30. Ausência de compromisso.
Os abusadores vêem as coisas a preto e branco. O objectivo da negociação é encontrar um meio termo, um compromisso. No entanto, os abusadores podem ser totalmente inflexíveis, insistindo que a solução deles é a única e recusando ver qualquer outra solução.

31. Colocá-la na defensiva.
Os abusadores podem torná-la muito defensiva. Você poderá dar por si a defender-se mesmo sem dar conta disso. Os abusadores gostam de a pôr nesta situação porque é uma situação de poder para eles.

32. Amuar.
Os abusadores podem amuar. O tratamento frio e distante é preferido por alguns. Isto permite que a pessoa abusada leia toda a espécie de significados enquanto o abusador não diz nada e por isso acha que não pode ser acusado de nada errado.

33. Crítica.
Quando os abusadores criticam, fazem-no muitas vezes para provocar. Misturados com problemas reais e desentendimentos, podem estar críticas veladas de si e do seu comportamento que podem não ter nada a ver com a verdade, mas que são apenas provocação para que você seja mais facilmente manipulável.

34. Falta de empatia.
Os abusadores não compreendem os seus sentimentos. Por outro lado, eles esperam que você entenda as suas emoções mais delicadas.

O que fazer? E isto não é do site: acabar de imediato com todas as relações abusivas.

6 comments:

Anonymous said...

Eu acabei com a minha. Recomendo.

Ana V. said...

Idem idem... mas foi mais difícil do que arrancar dentes e lá se foi uma década.. Beijinho

Anonymous said...

Ainda bem que encontrei, já pensava que eu que era maluco... como sair disto...HELP

Ana V. said...

anónimo, não sou profissional de nada, apenas vítima, mas posso falar (meiadeleitenosol@gmail.com) tudo de bom.

imortal said...

Como ajudar um abusador a reconhecer que precisa tb de ajuda profissional? como terminar com uma relacao abusiva, evitando brigas e escandalos?

Anonymous said...

Estou tentando sair de um relacionamento assim. É um vício. Se você ao menos suspeitar, no começo, de que está num relacionamento abusivo, CORRA!

 
Share