Win some, Manuela FL e Mourinho, lose some, Hilly girl. Não posso deixar de colocar no cesto dos vencedores o Sintra Guia, iniciativa de um perdedor de eleições que nem por isso deixou de assumir o cargo para o qual, pelos vistos, foi nomeado, Vereador do Turismo. Falo de João Soares. Quando vi o Sintra Guia estranhei logo, nunca a Câmara de Sintra fez nada de tão bom. Aliás, a Câmara de Sintra raramente surpreende pela positiva, seja qual for o partido político do dia. Desta vez, valeu. Um Guia muito completo e bem feito, que recomendo vivamente não só a quem pretender visitar Sintra como aos que, como eu, a listam entre as localidades mais bonitas do planeta. Um justo louvor à vila, um justo louvor a João Soares. E um obrigada ao pai.
Texto de introdução:
"A Texto Editores e a Câmara Municipal de Sintra lançam, "Sintra - Guia do Concelho", um guia turístico que nasceu da vontade de João Soares, vereador do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Sintra, de editar em livro tudo o que a região de Sintra tem para oferecer a quem a visita. Destinado não apenas a turistas, mas a um público vasto, amante da Natureza e da História e do gosto por calcorrear veredas e caminhos, este guia pretende ser mais um contributo para dar a conhecer melhor Sintra, o mais belo adeus da Europa quando enfim encontra o mar, segundo Vergílio Ferreira.
Da História de Sintra à cronologia dos acontecimentos, passando pela descrição dos pormenores históricos dos inúmeros monumentos (palácios, conventos, paços, igrejas, miradouros, fontes e quintas, entre outros), das praias do Litoral à magia da Serra, da Fauna à Flora, dos mapas e plantas aos roteiros e circuitos, da gastronomia ao alojamento, da literatura ao artesanato, da agenda de eventos anuais aos serviços, contactos e informações úteis, este guia é essencial para quem quiser conhecer Sintra.
Para João Soares, impulsionador deste guia coordenado por Céu Ribeiro, "O Guia de Sintra é o resultado de uma relação profunda de amor a Sintra, um lugar mágico. Um território onde as marcas da Natureza e da História dos homens se juntam para nos deslumbrar a cada momento. Um ponto de encontro entre terra e oceano."
E um dos textos de autores portugueses sobre Sintra citados:
"Era já pleno Estio. Os galãs mais ardidos de Lisboa estanciavam por Seteais, por Pisões, e por aquelas várzeas de Colares, a engarrafar lirismo para gastarem por salas nas noites de Inverno".
Camilo Castelo Branco na Queda de Um Anjo
light gazing, ışığa bakmak
Wednesday, June 4, 2008
Sintra Guia: em louvor de
Publicado por Ana V. às 2:22 PM
TAGS Biblioteca de Babel
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment