light gazing, ışığa bakmak

Friday, October 10, 2008

lentilhas vermelhas



contava-se, ainda se conta, uma daquelas histórias que não tive vontade de contar à minha filha: de como uma mulher podia ser tão má para uma criança que a obrigava a apanhar lentilhas espalhadas em cinza. tão melhor esta sopa de lentilhas muito a meias com o filho mais novo.


sopa de lentilhas vermelhas

o quê: colher de sopa e meia de azeite, 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho, picados, 2 cenoura em rodelas, meia chávena de polpa de tomate, 1 talo de aipo em rodelas, 1 colher de chá de cominho moído, 5 chávenas de água, 1 caldo de galinha, meia colher de chá de sal, 1 chávena de lentilhas vermelhas secas, 2 colheres de sopa de salsa picada para o chamado guarnecer:enfeitar:pintalgar de verde em cima do laranja.

como: refogar a cebola  no azeite até dourar. juntar todos os outros ingredientes menos a salsa. cozer cerca de 20 minutos até as lentilhas estarem bem cozidas, desfeitas. pintalgar de salsa.

muito longe do paladar português, suponho, mas sem as malfadadas batatas. todos os ingredientes são essenciais, não substituía nenhum. rápida e fácil de fazer, grande resultado. daqui.



3 comments:

Anonymous said...

Lentilhas! Lentilhas! Lentilhas!
Apanhei a "febre" quando passava os dias a almoçar no Alfacinha em Braga, uma pequena tentação, as coisas que lá confeccionavam.

Com "raspas" de couve, uma delícia. Não há meio é de convencer a malta cá em casa a gostar..

Ana V. said...

Alfacinha por acaso é um muito bom nome :)) esta é fácil e mesmo boa. bom fim-de e tal :)

Anonymous said...

E tal também para esse lado do ecrã! :oP

Com sorte, amanhã há praia. :))

 
Share