light gazing, ışığa bakmak

Friday, November 21, 2008

sinais: luxo please

Fernando Alves, como sempre, o melhor da rádio. o seu programa Sinais é imperdível. a crónica de hoje Luxo Please é exemplar, um sinal ela própria do estado deprimido do país e do mundo, da vergonha da fome a passar para a classe média (RTP: Crise e desemprego estão a criar novos pobres) ao nojo do luxo e da ausência de culpa (um saco de mão por dois milhões de dólares, um divórcio por mútuo acordo que torna os bens do responsável do BPN intocáveis): "quando um sistema em crise digere com inócuoas flatulências a fraude dos seus colarinhos brancos e do mesmo passo encontra ainda nesgas de mercado onde possa esmifrar o miserável e escancara a dissolução, estamos já no domínio da obscenidade. Anuncia-se um simulacro de tremor de terra mas não se pressentem sinais de decoro face ao ainda subterrâneo estremecimento da dignidade humana. Luxo Please, dizem os cartazes, esta sumptuosidade banal agride os milhões de desgraçados que a crise vai  vitimando e dá à palavra a sua deriva etimológica: os dicionários lembram que luxidade é sinónimo de imundice, porcaria, sujidade. "


4 comments:

Tozzola said...

eu agito os braços
Entretanto, vou ver se arranjo 'tempo' para ver Blindness, pois nunca li Saramago e o que escreveste sobre ambos (filme e escritor) leva-me a começar pelo filme, fácil modo de entrar na leitura. beijinho

Ana V. said...

agitando os braços com tristeza também. eu vou ver segunda vez :) o livro é melhor, mas o filme é bom, faz pensar, sobretudo se imaginarmos a história SEM a personagem feminina (J.Moore). beijinho e boa sexta.

jorge vicente said...

o livro só podia ser melhor, não é?

engraçado: fiz o download de um dos programas do "sinais" aqui há dias e ainda não o ouvi. e tu metes aqui o homem no blog. o programa é fabuloso!

um beijinho

Ana V. said...

olá Jorge! é bom ouvir o Fernando Alves de manhã.. beijinhos!

 
Share