light gazing, ışığa bakmak

Wednesday, February 4, 2009

as manhas da pintura



"Em Florença[,] minha senhora, na Piazza della SS. Annunciata
que me dizem projecto de Brunelleschi, na loggia
me abrigo e escrevo
e nada arrisco se me der para dizer que Brunelleschi foi
o primeiro a intuir a maravilha do vazio que é
o material mais subtil da arquitectura
(e naturalmente de todas as artes, não importa qual a ferramenta
porque ao mesmo andam todas).

- - -

"O nosso comum amigo-irmão José Cardoso Pires teimava que devemos sofrer para que os outros fruam: o prazer alheio nasce também da nossa vida em cruz. Claro que não se dá pelo sofrimento e muito menos pela cruz: ser espontâneo custa um vida inteira de esforços, ser feliz anos de irritação e desespero. A obra de Júlio Pomar é uma obra feliz, entendendo-se por felicidade ser cada mínimo traço o único possível, cada cor a necessária, a arquitectura a indispensável, a ocupação do espaço aquele que sonhávamos se o soubessemos sonhar."

quem é quem: Júlio Pomar o primeiro, António Lobo Antunes o segundo.
no TRATAdoDITOeFEITO e no texto "Apontar com o Dedo o Centro da Terra".


a imagem acima de Eva Kalpadaki, untitled 03 do projecto Red Space, em torno do conceito de espaço vazio. "I can take any empty space and call it a bare stage. A man walks across this empty space, whilst someone else is watching him and this is all that is needed for an act of theatre to be engaged." Peter Brook in The Empty Space, o vazio no teatro do absurdo. ou seja, o espaço vazio é objecto estético relevante em muitos contextos, ou ainda, ideias soltas depois da leitura elíptica de um novo livro.

depois de umas voltas por aí, parece-me relativamente escandalosa a falta de visibilidade deste livro e a pobreza da D. Quixote no tratamento dos seus autores. Júlio Pomar não é propriamente qualquer pessoa, é inesculpável que não seja possível aceder de um modo fácil a este livro no catálogo da editora. pior é a ausência de texto sobre o autor. mas a quem pertence a d. quixote? à Leya. está tudo dito. 

No comments:

 
Share