light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, April 28, 2009

"Enhancing memory would be the cranial equivalent of taking steroids"

as coisas da memória chamam-me sempre a atenção, pela minha falta dela e por pensar assim, tal e qual como li logo de manhã no Caderno, "Somos a memória que temos, sem memória não saberíamos quem somos.", de Saramago claro. e com ele li sobre a molécula zip, que tanto pode apagar como aumentar. nestes science-objectivity-kingdom-or-so-and-so o mais curioso para mim é a facilidade com que se debitam frases tremendas de tão falsas, logo à vista desarmada ("Certain memories associated with trauma or addictions can be controlled".)  felizmente há bons jornais.)

não posso dizer com o Saramago, "Com a minha memória, essa que eu sou. Não quero esquecer nada." tenho muito a esquecer, muitas coisas que (me) foram ditas, muitas que fiz ou vi feitas. o que lembro e o que quero esquecer, o que somos. ("How long-term memories are stored as physical traces in the brain is a fundamental question in neuroscience. Recently, we discovered the first molecular mechanism of long-term memory storage. ") engraçado que o que se pretenda ultrapassar, neste artigo, seja o conhecimento que até agora, dizem eles, era pertença de artistas e escritores, o conhecimento do ser humano [identidade. consciência. memória]. basta ler o tal Caderno para saber que não é uma qualquer molécula zip que vai alterar isso.

2 comments:

popelina said...

Mesa,
eu também o leio logo de manhã (maravilhosos feeds), e também gostei. mas gostei também muito desta tua reflexão.

Ana V. said...

Maravilhosos feeds! um pequeno-almoço de qualidade.. resposta a pergunta dali de baixo: interessante o anuário dos municípios portugueses com as contas revistas das câmaras (ano 2007), duzentas páginas para download muito esclarecedoras (http://www.ctoc.pt/gc/?id=300) no caso Capucho confirmam o que vou vendo aqui no concelho, uma boa gestão financeira apesar da obra feita. infelizmente ainda são algumas as nódoas no "skyline" desta terra. Beijo :)

 
Share