light gazing, ışığa bakmak

Thursday, April 23, 2009

tarde de calor

depois de passar por Estoi, a comparação com o Palácio de Monserrate era inevitável. ex-particular, adquirido pela Câmara, jardim-palco de fotos de casamento, abandonado durante muitos anos, todos os que me lembro, agora a ser recuperado. só que este não vai integrar nenhuma cadeia privada de hotéis, vai ser mesmo devolvido ao público. os valores do restauro têm tantos zeros que tenho de olhar de novo para o número. a biblioteca, que fotografei às escondidas, bem restaurada com fundos da EEA, noruegueses. o restauro em curso, um trabalho de qualidade que vale a pena ver enquanto vai sendo feito. para bisbilhotar mais tarde. em baixo, a bibioteca e a sala de música.

"Na quinta-feira passada, o dia 5 de Março, inaugurou-se a biblioteca do Palácio de Monserrate em Sintra, recuperada com fundos da EEA Grants." (...) "A recuperação da biblioteca faz parte de uma reabilitação total do interior do Palácio de Monserrate, possibilitada por uma contribuição de 750 mil euros pelo mecanismo financeiro europeu dos EEA Grants – maior parte suportado pela Noruega. As fachadas e coberturas do pálacio já foram recuperadas, entre 2001 e 2004, em resposta aos fortes apelos para a necessidade de travar a degradação de um dos mais notáveis exemplares do património romântico." (daqui)




mais fotos, aqui.

2 comments:

Pecola said...

Não sendo quinta primaveril, é palácio. :D

Felizmente é uma das coisas que se tem visto muito país fora nos últimos tempos: uma valorização camarária do património local de e para os locais e visitantes. Também há muito come.come, mas bom..

A verdade é que de cada vez que me lembro da relação que tinha com a minha terra e "ela" comigo quando era MAIS nova e agora.. felizmente as dinâmicas são completamente diferentes. Bom, claro que é sempre pouco, é como o polvo, compra.se istoooooooo sai isto, mas há. E se não há aqui, há ao lado. :)

Ana V. said...

Os que estavam adjudicados continuam, mas esta crise será, como sempre, mais dura com a cultura do que com todas as outras áreas. Infelizmente.

Nunca pensei nessa relação na verdade. Tendo a sorte de crescer nesta terra que ainda hoje acho a mais linda do planeta (Cascais é só no papel e no endereço) a relação foi sempre de enamoramento total e fora de moda.

 
Share