light gazing, ışığa bakmak

Saturday, May 23, 2009

Varekai o espírito saltimbanco e o circo do sol

não é uma imagem do Cirque du Soleil mas dos irmãos Andrew e Kevin Atherton (fotografados por Greg Gorman) que actuam nos aerial straps, um dos vários "números" ou episódios da história fantástica de Varekai. o espectáculo é o que se espera, até muito mais do que se espera, sem dúvida o melhor espectáculo de circo do mundo, um local convergente dos melhores nas suas áreas e estes melhores vêm dos cinco continentes, embora o Cirque tenha nascido no Canadá e lá tenha a sua sede. no Cirque trabalham cerca de 4000 pessoas, há 8 espectáculos simultâneos em tournée e 7 espectáculos residentes. o espectáculo Varekai tem já cinco anos e mais de 1800 actuações. a maior parte do elenco já foi alterada. 

"The show, along with the cast, has matured so much over the last five years. My act has become so much more than just an act within a show. It's now a part of me, and will be a part of me for the rest of my life. I'm so proud to know that I have been a part of creating a show that has had such a huge impact on all those who have seen it over the years.", diz Kevin.

os números são impressionantes, não só os actos, mas a dimensão do Cirque du Soleil. ao fim de mais de duas décadas o projecto assemelha-se a um super-franchising de circo em que só entram os melhores. a parte administrativa e do negócio é um colosso. tão enorme como as 9 toneladas de material suspensas no grand chapiteau. os pequenos circos de província muito teriam a aprender aqui, largar os animais que arrastam de vila em vila seria um aspecto. a diferença abismal entre este espectáculo e o mais tradicional saltimbanco de estrada é a mesma entre um restaurante 3 estrelas michelin e uma qualquer tasca de Lisboa. a comparação é simplesmente injusta. não admira que um senhor-circo-de-província lhe tenha chamado "circo para os queques de Lisboa". se fosse... mas não é, é um circo politicamente correcto e totalmente globalizado. por vezes o local e o global não se podem mesmo encontrar.




mas magia é magia, o espectáculo é imperdível: por mim, ia todos os anos.

1 comment:

Anonymous said...

:))

 
Share