light gazing, ışığa bakmak

Thursday, July 30, 2009

"crochet e hortaliça"

-







difícil é chegar ao Buçaco com olhos de Sintra porque as semelhanças são tantas quantas as diferenças. se há semelhança no início, vem depois o contraste na continuação. o Buçaco é um fidalgo de meias rotas. interessante é existir um hotel de cinco estrelas, tal como aquário, num local tão mal tratado, não sei bem por quem, por essa entidade abstracta chamada "estado". já de dedo apontado à igreja em geral, afinal a parte mais negligenciada é a parte do Convento, ermidas e mata, a parte que foi expropriada à Ordem dos Carmelitas Descalços já em 1834. Se o palácio serve bem as cinco estrelas pelo exuberante de uma construção que é afinal tão recente, o património histórico, o Convento de 1634, não tem alegadamente uso prático e talvez a isso se deva o estado de degradação das paredes e da construção em geral.


também no Luso me surpreendeu o contraste entre uma instalação fabril de onde sai a nossa água, um edifício de burguesia vaidosa, o original das termas a caminho de ser Clínica Malo privada com spa e bem estar de luxo, os chalets românticos arruinados e à venda e as construções anónimas de mau gosto que despontam sempre aqui e ali. uma região entre o que podia ser e o que é realmente, o que foi e a renda gasta das polainas.


2 comments:

Anonymous said...

O Buçaco é um fidalgo de meias rotas... Bela metáfora, Ana! Mas eu não consigo ver o Buçaco com olhos de Sintra. De Sintra, e por Sintra, só tenha olhos para ela mesma, divina Senhora Sintra minha. Provavelmente, com mais uma duas outras jóinhas da minha colecção particular, um dos lugares de Portugal que mais adoro.
O Bucaço. O Bucaço é masculino, pois. O tal fidalgo - e isso é! - em sérias dificuldades financeiras.
Mas o hotel tem algo de uma genuina identidade, a meu ver. Gosto de ficar ali em frente especado, a olhar, feito parvo. Também já o fotografei. E depois há o Bucaço serra, espaço, natureza. Esse, Ana, é soberbo. Já calcorreou? As fotos estão como o fidalgo: de meias rotas...Ohpps!
Berlino.

Ana V. said...

Ora que tenho de ir buscar remendos!
Não conheço a mata, projecto adiado....

 
Share