light gazing, ışığa bakmak

Monday, July 27, 2009

o poder da lisonja (obrigada Berlino)

2 comments:

Anonymous said...

Eis a Fotógrafa! Que prazer, Ana.
Brindo-a - permita-me - com esta reflexão de Roland Barthes, em A Câmara Clara (Edições 70, Lisboa, 1989): "A Fotografia é uma evidência forçada, carregada, como se caricaturasse, não a figura daquilo que representa (é bem o contrário), mas a sua própria existência. A imagem, diz a fenomenologia, é um nada de objecto. Ora, na Fotografia, o que eu estabeleço não é apenas a ausência de objecto; é também, simultaneamente e na mesma medida, que esse objecto existiu realmente e esteve lá, onde eu o vejo." (p.158)

P.S. - Lisonja = adulação
Crítica = exame, apreciação que se faz de uma obra
(in Grande Dic.Univ.da Língua Portuguesa)

Vou mais pela crítica...

Berlino.

Ana V. said...

o objecto forçado, como eu o vejo, gostei. de tantos Barthes, uma boa ideia para re-leitura.
touché! :) não me levo muito a sério Berlino. referia-me à propensão universal de produzir mais depois de um elogio, a que não me proponho ser imune embora tente. resta dizer que o edifício é o Teatro Maria Matos em Lisboa. interessante mas a perder impacto no contexto, penso eu.

 
Share