Interessante fotografia. Sobretudo para questionar um pouco a própria ideia da fotografia, Ana. Fotografar, o que é? Uma declaração? Uma enunciação? Uma interpretação? Um gesto do olhar conduzido pela câmara? Ou? Ou? Ou?...enfim, ou tudo? Ou - sem provocação - nada? Ria, acredite, coloca esta questão. O que vemos quando vemos essa foto? As palavras. Não vemos a foto, vemos as palavras. Lemo-las. Tentamos compreeender o sentido delas. Entretanto, a foto - enquanto foto apenas - perde-se para nós. Ficamos presos a essas palavras que a fotografia captou e pôs no lugar da fotografia. Torna-se intrincado: é uma fotografia ou é um texto? Ambas as coisas ou nem uma coisa nem outra?... Olhe, Ana, ria! Ria e não ligue. Eu sou assim. Berlino
Ana V.
Cascais. Portugal.
[aviso genuíno: "Talvez alguns leitores achem toda esta conversa algo inverosímil. Para os comprazer, o autor confessa que é da mesma opinião, mas infelizmente as coisas passaram-se como as relatamos."
Gogol em As Almas Mortas.]
["Before my birth there was infinite time, and after my death, inexhaustible time. I never thought of it before: I'd been living luminously between two eternities of darkness."
Pamuk em My Name is Red.]
2 comments:
Interessante fotografia. Sobretudo para questionar um pouco a própria ideia da fotografia, Ana. Fotografar, o que é? Uma declaração? Uma enunciação? Uma interpretação? Um gesto do olhar conduzido pela câmara? Ou? Ou? Ou?...enfim, ou tudo?
Ou - sem provocação - nada?
Ria, acredite, coloca esta questão. O que vemos quando vemos essa foto? As palavras. Não vemos a foto, vemos as palavras. Lemo-las. Tentamos compreeender o sentido delas. Entretanto, a foto - enquanto foto apenas - perde-se para nós. Ficamos presos a essas palavras que a fotografia captou e pôs no lugar da fotografia. Torna-se intrincado: é uma fotografia ou é um texto? Ambas as coisas ou nem uma coisa nem outra?...
Olhe, Ana, ria! Ria e não ligue. Eu sou assim.
Berlino
Berlino: no alvo. Foi um manifesto anti-foto que diz, eu sou de letras. Não destas, absolutamente, é destas que rio... :)
Post a Comment