light gazing, ışığa bakmak

Saturday, September 19, 2009

gripe A, continuando para fins educativos

depois de no hospital público um médico afirmar danado que era médico há cinquenta e tal anos e que você não tem gripe A tem é uma infecção pulmonar. e depois de ter passado no centro de saúde. e depois de ser receitado antibiótico -vá lá- e um anti-alérgico para rinite crónica (!), o tal médico. e de ninguém ter dado uma baixa (!). e depois de não haver melhoras mas assustadoras pioras. depois de tudo, hospital particular. sem hora de espera na sala comum e com baixa prioridade. com máscara, com sala de isolamento e, finalmente, consulta de quase duas horas. raio X e teste da gripe. resultado: infecção pulmonar em início de pneumonia, gripe A confirmada. receita: antibióticos apropriados e outros para os sintomas e para a tosse. quase 300 euros mais tarde, e sem nunca ter visto o tamiflu, vêem-se melhoras. bem sei que o público tem falta de "meios", ou seja, de dinheiro. mas do ponto de vista ético e profissional há muita gente que poderia não morrer e que morre entregue à saúde pública. o que a mim me intriga, mesmo assim, é a facilidade com que se aceitam impossibilidades e imposturas, como se existisse mesmo o fado.

5 comments:

Anonymous said...

se calhar o T G V é mais importante do que o S N S .saúde e educação .a educação está muito bem com resultados manipulados e exames facilitistas e professores a xanax .a saúde é uma vergonha .ainda ontém ouvi dizer que vão premiar com dinheiro os bons alunos (os que marram mais ) em vez de darem atenção ao que importa .alunos marrões e médicos demissionários da sua missão .bravo...

Sandra Sofia Medeira said...

o que o sector publico tem falta é de atitude séria na prevenção e tratamento dos doentes!! mais vale ignorar a seriedade das doenças do utentes, do que admitir as mesmas e tratá-las com rigor. De resto, as melhoras, mesmo depois dos 300 euros gastos..

Ana V. said...

bons alunos="marram" mais ?? hmm

Ana V. said...

Sandra, à parte do público-privado, neste e em muitos casos penso que é uma forma de vida e como nos encaramos no espelho ao fim de cada dia.

bluewater68 said...

Amiga, nem sempre venho aqui espreitar e deparo-me com esta notícia. Espero que estejas melhor e que isso tenha sido apenas um susto que não tenha deixado sequelas.
E nisso do Público/Privado, desde que tenhamos idade para fazer seguros, é sempre para o Privado.
Que arrebites depressa

 
Share