light gazing, ışığa bakmak

Friday, December 25, 2009

no plano, a propósito de uma conversa

e para evitar o esmagamento das cascas: conjugar esta com esta.

pode ser que vá a tempo do ano novo.

shrimp bisque

para o caldo: 1 kg cascas de camarão, 2 litros e meio de água + 1 chávena, 1 cháv. cebola picada, 1/2 cháv, de cenoura, 1/2 cháv. aipo, 1 colher de sopa de alho, 1/2 cháv. cogumelos. ervas: 1 folha de louro, 1/4 colher de sobremesa de tomilho, 1/4 colher de sobr. de pimenta preta moída e 4 caules de salsa. cozer durante uma hora. coar e arrefecer com gelo.

o quê (para 8): 100g manteiga, 2 cebolas, 4 pés de aipo, 2 cenouras, 2 latas pequenas tomate pelado inteiro, 12 colh. sopa de azeite, 1/2 kg camarão, 2 litros e meio de caldo, 200ml vinho branco, 8 colh. sopa de arroz, 250ml natas, pimenta preta, sal, 2 colh. sopa estragão e 4 colh. sopa salsa.

como: saltear o camarão em azeite durante 3 minutos, retirar. acrescentar azeite e manteiga e saltear os vegetais sem dourar. acrescentar depois o tomate e cozer mais 2 minutos. juntar o caldo e o arroz e cozinhar 20 min. descascar os camarões e juntar metade. cozinhar mais 30 minutos. reduzir a puré, coar e voltar ao lume. acrescentar manteiga e natas. servir e decorar com os restantes camarões e com as folhas de estragão.


No comments:

 
Share