Cinema e Vanguardas
(daqui)
1895 - Auguste LUMIÈRE, Louis LUMIÈRE, La Sortie des Usines Lumière, França.
- William HEISE (para a Thomas A. Edison), Annabelle Serpentine Dance, E.U.A.
1896 - George MÉLlÈS, Escamotage d'Une Dame Chez Robert Houdin, França.
1903 - Edwin S. PORTER, The Great Train Robbery, E.U.A., Edison.
1905 - Filoteo ALBERINI, La Presa di Roma, Itália.
1908 - André CALMETTES, L'Assassinat du Duc de Guise, França.
1911 - F. Bertolini (et al.), L’Inferno, Itália.
1910 - 1912 - Bruno CORRA, Arnaldo GINNA, sequências de animação abstracta, Itália.
Desaparecidas.
1912 - 1913 - Léopold SURVAGE, Rythmes Colorés, França. Sobrevivem 104 pranchas
de animação.
1914 - G. Pastrone, Cabiria, Itália.
1915 - Abel GANCE, La Folie du Docteur Tube, França.
- D. W. GRIFFITH, Birth of a Nation, E.U.A.
- Cecil B. DeMILLE, The Cheat, E.U.A.
1916 - GINNA, SETTIMELLI, CORRA, MARlNETTI, BALLA, Vita Futurista, Itália. Parcialmente desaparecido.
- A. G. BRAGAGLlA, Riccardo CASSANO, Thaïs, Itália. Cenários de E. Prampolini.
- D. W. GRIFFITH, Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages, E.U.A.
1918 - Dziga VERTOV, Kino-Nedelia, URSS. Actualidades cinematográficas "Cine·Semana".
1919 - Robert WIENE, Das Kabinet des Doctor Caligari, Alemanha.
1921 - Hans RICHTER, Rythmus 21, Alemanha.
- Walter RUTTMANN, Opus I, Alemanha.
- Charles SHEELER, Paul STRAND, Manhatta.
- F. W. MURNAU, Nosferatu, Alemanha.
- Abel GANCE, La Roue, França.
1921 - 1925 - Viking EGGELING, Diagonale Symphonie, Alemanha.
1922 - Claude AUTANT-LARA, Faits-Divers, França.
- Dziga VERTOV, Kino-Pravda, U.R.S.S. Série de jornais cinematográficos "Cinema
Verdade".
1923 - MAN RAY, Le Retour à la Raison, França. Para a acção Dada "Le Coeur à Barbe".
- Rino LUPO, Os Lobos, Portugal.
1923 - 1924 - Fernand LÉGER, Dudley MURPHY, Ballet Mécanique, França.
1924 - René CLAIR, Entr'Acte, França. Música de Erik Satie. Para o intervalo do ballet Relâche, de Francis Picabia e Erik Satie.
- Marcel L'HERBIER, L'lnhumaine, França. Colaboração de Mallet-Stevens nos cenários,
de Pierre Chareau no mobiliário..
- J. PROTAZONOV, Aelita, U.R.S.S. Figurinos e cenários de Alexandra Exter.
1925 - Sergei EISENSTEIN, O Couraçado Potiemkin, U.R.S.S.
1926 - Marcel DUCHAMP, MAN RAY, Anémic Cinéma, E.U.A.
- Hans RICHTER, Filmstudie, Alemanha.
- Mikhail KAUFMAN, Moscovo, U.R.S.S. Irmão e colaborador de D. Vertov e de Boris Kaufman.
- Alberto CAVALCANTI, Rien que les Heures, França.
- Fritz LANG, Metropolis, AIemanha (estreado a 10 de Janeiro de 1927).
- Germaine DULAC, La Coquille et le Clergyman, França. Segundo texto de Artaud.
1927 - Oskar FISCHINGER, R-1, Ein Formelspiel, Alemanha.
- Oskar FISCHINGER, Munich-Berlin Wanderung, Alemanha.
- Charles DEKEUKELEIRE, Combat de Boxe, BéIgica.
- Walter RUTTMANN, Berlin, Die Symphonie der Grosstadt, Alemanha.
- Abel GANCE, Napoléon, França.
- Rino LUPO, O Diabo em Lisboa, Portugal. Nunca exibido comercialmente. Desaparecido.
1927 - 1929 - LEITÃO DE BARROS, Nazaré, Praia de Pescadores, PortugaI.
1928 - Joris IVENS, De Brug, Holanda.
- Eugène DESLAW, La Marche des Machines, França.
- Hans RICHTER, Vormittagsspuk, Alemanha.
- Hans RICHTER, Inflation, Alemanha.
1929 - Luis BUÑUEL, Salvador DALÍ, Le Chien Andalou, França.
- Dziga VERTOV, Chelovek s Kino-Apparatom / O Homem da Máquina de Filmar,U.R.S.S.
- Germaine DULAC, Arabesque, França.
- Jean VIGO, A Propos de Nice, França.
- Joris IVENS, Mannus FRANKEN, Regen, Holanda.
- Jorge BRUM DO CANTO, A Dança dos Paroxismos, Portugal. Dedicado a M.l'Herbier.
1930 - Luis BUÑUEL, L'Âge d'Or, França.
- Jean COCTEAU, Le Sang d'Un Poète, França.
- László MOHOLY-NAGY, Ein Lichtspiel. Schwarz-Weiss-Grau, Alemanha.
- Francis BRUGUIÈRE, Oswell BLAKESTON, Light Rhythms, E.U.A.
- Sergei EISENSTEIN, Grigori V. ALEXANDROV, Romance Sentimentale, França.
- J.S. WATSON Jr., Alec WILDER, Tomatos Another Day, E.U.A.
- João de ALMEIDA E SÁ, Alfama,Velha Lisboa, Portugal.
- LEITÃO DE BARROS, Lisboa Crónica Anedótica, Portugal.
- Dziga VERTOV, Entuziazm: Simfoniia Donbassa / Entusiasmo, U.R.S.S.
1931 - Manoel de OLIVElRA, Douro, Faina Fluvial, Portugal.
1932 - Henri STORCK, Sur les Bords de la Caméra, Bélgica.
- Luis BUÑUEL, Las Hurdes, Espanha.
1934 - Mary Ellen BUTE, Ted NEMETH, Melville WEBBER, Rhythm in Light, E.U.A.
1936 - Joseph CORNELL, Rose Hobart, E.U.A.
1939 - Norman McLAREN, Scherzo, E.U.A.
1939 - 1947 - Harry SMITH, No. 1: A Strange Dream, E.U.A.
1941 - Orson WELLS, Citizen Kane, E.U.A.
1943 - Maya DEREN, A. HAMID, Meshes of the Afternoon, E.U.A.
1947 - Kenneth ANGER, Fireworks, E.U.A.
1950 - Jean GENET, Un Chant d’Amour, França.
1951 - Isidore ISOU, Traité de Bave et d'Éternité, França.
1952 - Chris MARKER, Olympia 52, França.
1952 - Stan BRAKHAGE, Interim, E.U.A. Música de James Tenney.
1956 - Michael SNOW, A to Z, Canadá.
No comments:
Post a Comment