light gazing, ışığa bakmak

Friday, November 26, 2010

departamento dos grandes primeiros parágrafos. entre maioria e ditas minorias vou notando movimentos opostos, o que vai no sentido da pulverização em imagem que seria desfocada, distorcida, de dentro para fora, e o que vai no sentido macro, concentração, definição, nitidez objectiva. também tenho vindo a reencontrar o dito cânone e como surgiu e a sua história. a manutenção deste cânone é insuportável.

- -

"It goes a long way back, some twenty years. All my life I had been looking for something, and everywhere I turned someone tried to tell me what it was. I accepted their answers too, though they were often in contradiction and even self-contradictory. I was naïve. I was looking for myself and asking everyone except myself questions which I, and only I, could answer. It took me a long time and much painful boomeranging of my expectations to achieve a realization everyone else appears to have been born with: That I am nobody but myself. But first I had to discover that I am an invisible man!"
Ralph Ellison em Invisible Man

- -

na estrada: saímos de São Francisco, passagem por LA e saída em direcção às vinhas e aos pomares californianos que se estendem sem fim, no território de Steinbeck (que ouvi Mexia dizer que era o sul? acho que ouvi), terra mestiça de sangue índio latino e asiático (que ouvi dizer 'curiosamente asiáticos em San Fran', acho que ouvi dizer e admirei-me). mais do que isso, assusto-me de pensar que tenho os mesmos pré-pensamentos dirigidos a outras paragens. é preciso assentar lá os pés, nas pedras ou no pó da estrada, cheirar a humidade do ar. todos os julgamentos são sumários, talvez.

de resto: as receitas foram vencedoras. a sopa de castanhas excelente em puré ou antes dele. o molho de cranberry combina na perfeição com o Ruby do Porto e canela, e como o stuffing se dá bem com a broa portuguesa. faltou unicamente o cornbread, para a próxima, e a massa da tarde não foi amassada por mim, o que foi pena, mas retomo essa falta em breve. o recheio, ao qual acrescentei as nozes que vi desfilar diante de mim durante dez anos, foi da receita Baked. falhei o cornstarch mas julgo que não fez grande diferença. acompanhando, belo tinto de Évora de 2006. com lenha e lareira a espantar tristezas, melancolias e outros desânimos.

No comments:

 
Share