na Enciclopédia dos Pisa-papéis vem a história dos Bigaglia, família a que se chama 'longa linha de artesãos', trabalhadores do vidro em Veneza. talvez o mais ilustre tenha sido Pietro Bigaglia que, em meados dos anos oitocentos, restaurou a arte de latticino, ou filigrana de vidro, uma técnica descrita na Enciclopédia das Técnicas do Vidro, aqui.
Pietro foi representante da Câmara do Comércio da sua cidade no reinado dos Habsburgos austríacos, com quem foi obrigado a conviver. Veneza morria já então.
há uma teoria que passou a mito urbano, ou seja, cochicho do povo: um bater de asa de borboleta num canto do mundo pode soprar brisas em locais inimagináveis. assim sucede por vezes. o filho de Pietro, mestre da filigrana e do vidro, chamou-se Nicola, o arquitecto responsável, entre outros projectos, pelo Palácio Val Flor, em Lisboa, e pela Casa dos Cedros, no Buçaco. Nicola foi ainda colega do professor Bordalo Pinheiro, na Escola Afonso Domingues em Lisboa. ambos ensinavam a disciplina de Desenho.
light gazing, ışığa bakmak
Thursday, March 24, 2011
Pietro Bigaglia
Publicado por Ana V. às 7:07 PM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment