light gazing, ışığa bakmak

Friday, January 4, 2013

Lisboa Story Centre


há aqui várias coisas. a primeira, logo à primeira vista, é a quem eu estou a pagar o bilhete, uma sociedade unipessoal. esta sociedade, vamos ver, a única coisa que faz é a exploração do 1º andar do mercado da Ribeira. hmm, uns bailes da terceira idade e tal. depois pertence ao grupo lismarketing e o grupo pertence ao Turismo de Lisboa. a teia disto tudo é uma maravilha e faz-me lembrar a fantástica composição da estrutura administrativa da Casa da Música no Porto (que me foi dada a conhecer por um músico, perguntando-se se a direcção artística não teria demasiada gente que, a seu ver, nem sequer percebia o que estava a fazer)


depois. eu gostei da história e tal, gostei do espaço onde está, um local privilegiado no Terreiro do Paço, gostei ainda mais do que devem ter custado os meios tecnológicos, os ecrãs e etc. etc. na verdade, julgo que era uma vergonha que o Terreiro do Paço não fosse usado e que não houvesse uma apresentação bem feita sobre a história da cidade para turistas e nacionais. esta solução é muito provisória e pode bem sair do local onde está a qualquer altura. os pés são de barro e estão para lá de molhados.

há outros locais que fazem isto melhor: que me lembre, o museu da cidade, um belo museu que está muito fora das visitas turísticas pela localização no Campo Grande. também há um filme que passa no Padrão dos Descobrimentos com a história de Lisboa e que me pareceu melhor do que esta apresentação, apesar de ser apenas um filme. a história deste "Story Centre", um nome porreiro para a história da capital de Portugal, está escrita de modo atabalhoado e confuso, as imagens não têm qualquer tipo de legenda, pertencem ao deus dará, não há referências sérias à música, aos monumentos, aos reis, às obras, enfim, à realidade. também não há quase objectos a não ser um barco sem nenhuma explicação do porquê de estar ali. enfim, um total flop feito por uma equipa de marketing que podia ter feito um stand de venda de azeitonas para um hipermercado. apesar dos pesares, mondieu, recomendo a visita. a apresentação para as crianças é boa -o meu filho fartou-se de rir e saiu contente. valeu isso. giro giro é chamarem-lhe, com pompa, 'centro de interpretação'. :)   ou lol.

e depois há a divulgação da coisa em Setembro passado. este é apenas um exemplo das "notícias" (e é botar aspas nisto) que chama LISBON story centER em vez de Lisboa Story Centre, e que diz coisas alucinantes como: "A organização fala de 60 minutos, mas pode ser muito mais" hã???  ou "Afinal, são 20 séculos de História e estórias que estão ali, ao alcance de qualquer um." história ou estórias?  de qualquer um por sete euros? pronto, isto era só a primeira linha da "notícia". esta foi da Visão. mas as outras "notícias" que surgiram na imprensa escrita (as reportagens tv nem as vejo, de medo) são todas dentro do mesmo estilo comi-cogumelos-alucinantes-e-a-coisa-ficou-fora-de-controlo.

há tanta coisa má -e mal- nisto tudo que até assusta.


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