light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, March 26, 2013

typical quote

ou, uma frase que foi escrita para ser citada, a primeira frase de um ensaio 'On Reading':
"To carry a book in your pocket or in your bag, particularly in times of sadness, is to be in possession of another world, a world that can bring you happiness."

Pamuk em Other Colors.

place to be, gosto da falsidade da companhia do campo. este ano, as loja de decoração, todas elas, têm pássaros em almofadas. arranjei a minha quota-parte destes bichos que nem cantam nem largam dejectos na sala.

muito do que se pode dizer de Other Colors ou muito do que o livro contém são livros e mais livros, os próprios e os alheios. no capítulo 'How I got rid of some of my books' vejo essa relação conturbada com os objectos aparentes que são os livros, os complicados cálculos de cabeça a eles ligados, os modos de emprateleirar ou de empilhar ou de espalhar ou até de esconder. os livros como show-off e não apenas os livros dourados para decoração do salão, mas o show-off de conteúdos (já leste isto tudo? hmm... não, já li muitos). já fiz aquilo, já fui culpada daqueloutro. (e quando montei um cuidadíssimo cenário de livros e discos... uma piada privada que me fez rir quando a preparei e depois quando funcionou).

na limpeza em curso, os livros são uma derrota garantida: nada os vai impedir de estragar as simetrias da decoração moderna e também não vão estar colocados geometricamente em cima da mesa auxiliar da sala, como bibelots, com o vaso artificial de flores e os comandos dissimulados.

no quarto talvez precisasse de uma prateleira para os colocar, mas não posso garantir que não voltam  a encher tudo como uma maré negra (e ainda mais na imaginada prateleira): os meus e os dele. todos os Pamuk recentes e um futuro (o actual anda na mala para os fins acima explicitados), o recente Saramago e o primeiro, Clarabóia, o livro do Japão, um volume do Conta Corrente, um dicionário, as Malhas Portuguesas e Around the World in Knitted Socks. um dos Vargas Llosa que acabou por descer as escadas, os Intervalos do Cinema e a Teoria da Arte no século XX. um book of patterns que veio de Estrasburgo (não este mas parecido). e os dele. gardening for kids, 150 experiment for kids, shakespeare, einstein, da vinci da série horribly famous, the bomb, 100 receitas saudáveis, national geographic mag for kids, the owl keeper, uma aventura em viagem, goosebums most wanted, guiness gamer's edition. bolas, já pedia uma remodelação.

(costumava dizer que os cigarros, ao contrário das pessoas, nunca me deixavam só nem me causavam infelicidade. hoje que os substituí pelos livros, admito que esta foi uma decisão saudável e equilibrada. mas não sei até que ponto a sociabilidade do cigarro pode competir com o isolamento da literatura).



No comments:

 
Share