light gazing, ışığa bakmak

Wednesday, November 13, 2013

o que é

o cinema, arte, intervenção. a literatura, pela literatura ou objectivamente (mudar o mundo).  como os mundos do j., tenho tentado limpar todas as casas, a de tijolo e esta de 'mundos', de divisões arbitrárias mas é, não há limpeza nenhuma total, impossível. assim mantemo-nos na corda bamba.

para que serve o cinema, este documental: My Afghanistan, Life in the Forbidden Zone, um documentário de Nagieb Khaja ue não acaba no ficheiro digital do filme mas continua em projecto: foram distribuídos telemóveis às pessoas que vivem naquela zona e pediu-se-lhes que filmassem o que as traduz, não o que esperam que eles sejam, enfim, seja qual for a pergunta o resultado é sempre dar voz a quem não a tem. o resultado é um documentário premiado por todas as associações de direitos humanos mas acima de tudo um extraordinário documento da vida quotidiana (a história que me interessa realmente) daquelas pessoas. [e porque há instagram e há instagram] corre-se o risco de vivermos no século menos livre e mais livre ao mesmo tempo.

"The stories told are the Western soldiers' stories. Not the stories of the civilians." —Nagieb Khaja, dinamarquês (ah!) de origem afegã ou, dizendo melhor, afegão acolhido pela Dinamarca. (aqui também)

diz um dos homens num dos filmes (no site e também no youtube em my afghanistan): "this is true we have one in three women under the physical and sexual violence. I think this is due to lots of people are uneducated in our country, if our people have education I am completely sure this problem will not be repeated." eterneceu-me, é verdade, que se possa pensar ainda assim em qualquer lado, num pensamento de inocência anterior à segunda guerra. a educação não acaba a violência contra as mulheres, não, mas é verdade que a reduz bastante: "Uma em cada três mulheres em Portugal é vítima de violência doméstica (...)" aqui, na página 18.

o que é o cinema?


No comments:

 
Share