light gazing, ışığa bakmak

Thursday, January 2, 2014

pleno inverno

desejo o melhor dos anos aos meus amigos e família, desejo equilíbrio e a impossível harmonia. desejo surpresa e menos decepções-

acaba-se a época festiva e parece possível prosseguir a vida quotidiana, essa invenção cruel. das maiores surpresa é sempre a amizade, como as maiores decepções estão também ligadas aos desejos com que se olham os outros. neste fim de ano encontrei a exclusão no mais inocente livro, um álbum de família, sem me lembrar que esta prática é antiga e que eu própria sou afiliada. se posso ter um desejo para o ano novo é finalmente ter nas mãos um tagine e usá-lo repetidamente. o ano que findou foi demasiado abrupto.

- -
tagine vegetariana

o quê: 3 cs azeite, 1 cebola picada, 3 dentes alho picados, 2cm gengibre fresco picado (ou 1 cc moído), 1 ou 2 cs canela, 1cc cominhos, sal, (2 ou 3 cc harissa), 2 chávenas tomate picado, 1 limão, sumo e raspa, uma mão cheia de coentros, 1 abóbora pequena em cubos, 1 batata doce em cubos, 3 cenouras em rodelas, 1 courgette em cubos, 10 alperces secos cortados em fatias, meia chávena de grão, passas a gosto.

sirvo com couscous, amêndoas em lascas tostadas, coentros frescos e menta fresca.  (iogurte natural fresco com talvez um pouco limão e menta). chá de menta.

aquecer o azeite e saltear a cebola até estar macia. juntar o alho, o gengibre e as especiarias e deixar um pouco antes de acrescentar o tomate, sumo de limão e coentros. ferver e baixar o lume. juntar a abóbora, batata doce, cenouras, courgette, alperces. deixar cozinhar em lume brando, e tapado, durante uma hora pelo menos. mexer de vez em quando para não deixar pegar.

6 comments:

uemeai said...

amiga, também desejo o melhor dos anos a ti e à tua família. que tenhas o teu tajine. beijos

Ana V. said...

Obrigada, Armando! Para ti e para a tua família igualmente, ou pelo menos melhor do que o anterior :)

Tozzola said...

Um ano bom, com um dique ao 2013.
Para o pior e para o melhor, iremos à luta, equalizando a luz do sol com as nuvens.
Fico à espera da receita do tagine para fazer na caçarola de barro :)

Ana V. said...

Obrigada :) Ir à luta é preciso, no ano do tudo ou nada, o nada está sempre garantido... Para ti também António, a ver se este é que é o 'tal' ano. O tagine que me saiu melhor ultimamente foi este vegetariano. Se não tiveres harissa não faz mal, acho que qualquer pinga de piripiri dá e ainda praticas o inglês mas posso traduzir mais tarde. Bons ventos! (http://www.greenkitchenstories.com/moroccan-vegetable-tagine/)

Tozzola said...

Ontem tinha comentado mas deu erro...
o meu estômago não tem tem muita simpatia por harissa ou piripiri.
Nas receitas, só o 'inglês técnico' precisa de uma pesquisa online, de resto safo-me bem.

Ana V. said...

Foi o que pensei :) também deixei de fora os picantes porque nem toda a gente gosta.

 
Share