light gazing, ışığa bakmak

Thursday, February 20, 2014

'o dogma da competição'

via tito. depois de ver as flores a falar e as árvores a alimentar os seus rebentos mais jovens, uma nova visão se impõe- (ah, kuhn-feijó: engraçado que quando li o kuhn e fui confrontada com aquele choque de que o mundo não é este mundo, eu acreditava na ciência.)

[a propósito mas nem tanto: o que aconteceria à nossa plataforma se alguém lhe pusesse os dedos em cima. felizmente somos tão indolentes que isto acaba por jogar a nosso favor, mas sem querer]

Fears Confirmed: Offshore Fracking a Toxic Mess.


muito interessante, para ler: Partex, o pico da montanha em que se equilibram os músicos de uma orquestra, salas de concertos, museus, artefactos, ciência e bolsas, coisas delicadas e etc.

"Quais são para si os principais pontos críticos nos próximos anos para a indústria?
Um ponto crucial são os recursos não convencionais e o shale gás – gás natural não convencional Por causa do petróleo não convencional, a produção nos EUA cresceu em 2010 e em 2011 cresceu mais ainda. É por isso que a cotação do WTI (West Texas Intermediate, um dos índices de referência mundial do crude) se desligou do Brent e do resto do mundo. O WTI é medido em Cushion, no Oklahoma, o hub central. Agora anunciaram um oleoduto até ao Golfo, no Louisiana, e a diferença entre os dois tipos de petróleo começou a atenuar-se. Esta tendência do shale vai espalhar-se pelo resto do mundo e vai levar a uma maior contribuição do gás para a matriz energética. Estudos indicam que as reservas não convencionais de gás (em rochas xistosas) representem 60% a 250% das reservas convencionais. Estas estão estimadas em 180 biliões de metros cúbicos.

Isso não tem problemas ambientais?
Tem. A técnica usada para a extracção do gás é a fracturação hidráulica. É importante que ela fique confinada à rocha  para não ir para os aquíferos e os contaminar. São importantes uma regulação eficaz e multas fortes. O petróleo está a perder quota há 11 anos consecutivos e temos o gás a ganhar terreno ano a ano."

para ler: nascemos da água e talvez acabemos por morrer nela.

 


No comments:

 
Share