light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, March 25, 2014

Shigeru Ban, the Naked House






ou quartos on wheels que me fariam feliz pois estou sempre a mudar quartos e coisas. Shigeru Ban, o Pritzker deste ano muito pelo seu trabalho em habitações temporárias para vítimas de cataclismos vários.

paper walls and bamboo scaffolding, how beautiful.

more here. esta casa é de 2001, eu já aqui a tinha algures no pit que é este espaço onde tudo vai desaparecendo aos poucos para o buraco negro do tempo que é, apropriadamente, para baixo. o prémio não foi por este espaço mas pelos projectos de habitação temporária e pelos grandes projectos como a extensão do Pompidou em Metz, deslumbrante transformação ondulada dos andaimes de hong kong e macau que me fascinaram na altura. penso que são usados em toda a ásia mas era preciso lá ir para confirmar.

a noção de abrigo temporário ou de transiente, transitório ou temporário ou fleeting reality pode bem ser a ideia deste ano (o ikea, grande esponja do sentimento do momento, fê-lo o seu sentimento, ou seja, pega no sentimento comum e vende-o). estamos a grande distância do século 19, cujo sentimento era o oposto. será que passamos lentamente do sentimento anterior, a perda, para este? uma aceitação, a perda vista de outro modo, aceitar que tudo passa, tudo muda, a perda como normalidade.

going east, eastward, my friend.

No comments:

 
Share