light gazing, ışığa bakmak

Wednesday, April 9, 2014

chá na europa não é só gorreana

Chá Camélia: (do fb)

"O que acontece quando dois fanáticos apreciadores de chá se encontram? Ideias loucas e atrevidas, ou serão realistas? Como já temos experiência de produzir vinho, começámos a sonhar com um chá nosso. Um dia, visitando a única plantação de chá da Europa continental, no Tessin, no sul da Suíça, Peter Oppliger explicou-nos que a planta do chá é a Camellia sinensis. E foi assim que nós começámos a sonhar a sério.

O litoral do Norte de Portugal é conhecido como terra das Camélias (ou japoneiras, como se chama a planta aqui). Há muitas espécies raras e espécimes antigos, com flores lindíssimas, que atraem japoneses a visitar Portugal. No Japão, a Camélia é uma planta sagrada.

Assim, levámos a primeira Camellia sinensis da Suíça para o Porto, onde sobreviveu bem o primeiro inverno e parece feliz no nosso jardim. O nosso sonho de um dia ter uma plantação de chá a sério tornou-se mais real quando plantámos as primeiras 200 plantas, em Junho de 2010. É óbvio que é o primeiro passo de um longo caminho, mas continuamos a trabalhar para ter mais plantas e produzir um chá verde de alta qualidade em Portugal continental. "

- -

e já estão na terra.

sobre o Gorreana diz ainda a camélia:


"Cházeiros em São Miguel/Açores

 Há Camellia sinensis em São Miguel desde os finais do século XVIII. Em 1913 havia 48 cultivadores, que agricultavam uma área aproximada de 435 héctares. Nos anos 50 ainda existiam 14 fábricas. A Gorreana, fundada em 1883, foi o primeiro produtor micaelense a regitrar o nome da fábrica tornando-o uma marca. Até hoje continua de trabalhar uma área de 32 héctares. Junto com a fábrica de Chá do Porto Formoso, que foi reactivada recentemente, são os únicos, que continuam a cultiavação e produção de chá nos Açores."

adoro a camélia


No comments:

 
Share