light gazing, ışığa bakmak

Saturday, April 19, 2014

portugal/mude


MUDE - Exposição Permanente: ÚNICO E MÚLTIPLO from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

não tenho qualquer dúvida de que o mude é um dos museus mais cool do mundo. e fica na baixa e a entrada é livre. se isto não é sorte não sei. o único senão da colecção de francisco capelo é não podermos fotografar. mas a rapariga cujo trabalho era assegurar que ver não é mexer disse-me que em dia de inauguração se pode. resta-me esperar a oportunidade de infiltração.

para além do antigo BNU desventrado, onde me lembro de entrar - no banco - com os seus longos e largos balcões de pedra, dos que impõem a distância entre quem entra e quem lá está, o poder do banco desmentido por isto: ele não está e eu estou. o ultramarino também se foi entretanto, mas um lindíssimo mural de mosaico com dourados e caravelas. todo o edifício me fascina com as suas meia-luz, a escadaria e a força dos trabalho em ferro. corrimãos, gradeamentos e mármore. outro espaço inesquecível (até porque se mistura com a minha memória de ter acompanhado a minha avó ao seu cofre, não no BNU, mas noutro banco da baixa. passar várias portas de ferro, passar as portas do segredo, enormíssimas, tão espessas como três paredes e a sala dos cofres. ali éramos encaminhados para uma pequena secretária ou mesa, num sítio longe dos olhos do funcionário, para abrir o cofre com alianças e fios de ouro de mães e avós, ouro minhoto, pregadeiras francesas com pedras que me pareciam mais valiosas do que coroas). se passo na rua augusta e a porta está aberta tenho de entrar. há portas que abrem para outro tempo e não são necessariamente as portas dos museus.

na escadaria de entrada de outro museu disse-lhe: aqui, há mais de quarenta anos, dei-lhe a mão e olhámos para a máquina fotográfica, uma máquina que abria como uma caixa e que ele transportava com uma certa veneração. tinha-a trazido do estrangeiro no regresso a portugal. provavelmente uma rolleicord. nessa altura não se dizia cheese nem nada parecido e não nos podíamos mexer. e ela respondeu-me então tiramos agora uma para sobrepor a memória. uma boa ideia.


No comments:

 
Share