light gazing, ışığa bakmak

Saturday, June 28, 2014

Marisco na Praça, em Cascais







a praça de Cascais abraçou o sistema bicéfalo e é praça uns dias, Mercado da Vila noutros. a mudança decorre ainda: a cobertura para seguir o mundial serve agora para os antigos feirantes (a minha dúvida é se o sistema actual é para ficar ou para retirar no fim dos jogos). uma área que se perdeu para as roulotes das marcas de cerveja, os chocolates Siopa no primeiro andar e um restaurante a ocupar onde estavam antes as flores e que abre na quinta-feita. não me parece mal.

- -

agora que já tive o prazer de visitar o estabelecimento, cabe fazer as honras. as imagens acima são enganadoras: este restaurante não serve peixe mas apenas marisco. a concessão são uma entrada de pequenas lulas, típica da Galiza e muito deliciosa, uma salada de polvo, e para os pecadores, pregos.
o ambiente é muito agradável e tem esplanada. funciona de um modo sui generis: à entrada está o expositor de marisco onde se escolhe o que se deseja comer e quais as possibilidades culinárias. este pedido paga-se ao quilo. passa-se à caixa onde se faz o pedido de entradas e bebidas. depois é sentar-se e aguardar.
adorámos os ligueirões à bulhão pato e os camarõezinhos de Espinho. não gostámos tanto das vieiras: o modo de confeccionar não esteve à altura da qualidade do marisco. voltaremos, sem dúvida, para experimentar todas as possibilidades. convém chegar cedo ou reservar. este local novíssimo conseguiu em poucas semanas ser um dos poisos favoritos dos locais, entre os quais me encontro.









No comments:

 
Share