Monday, October 6, 2014

do ofício


um statement da aorp, que ainda hei-de comparar com a minha visão muito novata de há uns meses atrás.
(o texto AO não seria meu)

- -
A Ourivesaria em Portugal é possuidora de uma rica tradição e especialização manufatureira e
de potencial em termos de capital simbólico e genuinidade, dentro e fora das fronteiras.

Descreve-se como um pequeno setor com fortes singularidades fruto do uso como principal matéria prima de metais preciosos.

Conta aproximadamente com 3000 unidades de produção e comerciais, com propensão para a diminuição no número de agentes.

O setor tem uma forte tradição manufatureira e concentração de efetivos e recursos na Região Norte (mais de 80% das unidades produtivas nacionais). Caracteriza-se pela fragmentação e pequena dimensão das unidades empresariais, com uma média de 2,4 trabalhadores por empresa em 2008, conforme os dados da EUROSTAT.

Ainda em 2008, a produção nacional foi avaliada em 171 milhões de euros, sendo a dimensão do mercado interno de perto de 377 milhões de euros com acentuada tendência à contração, fruto da difícil situação financeira, económica e social que o país atravessa.

Esta situação ocasiona uma diminuição muito importante no fabrico de peças em ouro, e provoca profundas oscilações no fabrico de pratas, que nesta fase de contração setorial parece sustentar a atividade, principalmente nos segmentos mais avançados, próximos do produto moda.

O setor tem-se desenvolvido motivado pela rápida assimilação para o universo da moda (maiores exigências em termos de conceção/design e marketing/comunicação, entrada de novos concorrentes do segmento moda, bijutaria, ....), o que o tem levado a sair da zona de conforto de um mercado que durante muitos anos esteve quase fechado às tendências e que precisava de pouca inovação.

Neste quadro setorial, as empresas desenvolvem a sua atividade num contexto cada vez mais competitivo, fruto da pequena dimensão do mercado português, da forte concentração geográfica das empresas na Região Norte e da concorrência cada vez maior de empresas internacionais que atuam no mercado nacional, ou nos seus mercados-alvo internacionais, e concorrem diretamente pelos mesmos mercados e nichos de mercado.

- -

No comments:

 
Share