light gazing, ışığa bakmak

Friday, February 20, 2015

a vida dos objectos

também a propósito de um livro que "saíu" há pouco tempo em português: a história do mundo em cem objectos e que me fez por alguma razão pensar que esse livro não estaria completo sem o papelinho que vinha com as pastilhas Gorila. hilariante, a passagem em que o narrador conta como deu os sofás e outros móveis da sua tua-avó Léonie à casa de meninas que frequenta mais tarde e o arrependimento que sente de cada vez que olha para eles e imagina que através dos seus olhos também a sua tia pode fazer ideia do que ele fez com a mobília.

a mobília é parte viva das histórias, no Tempo Perdido, como a banqueta de Swann, testemunha de uma imaginada inimizade e testemunha mais tarde de um apreço. andando para a frente e para trás só podia pensar na Relíquia e em dona Maria do Patrocínio. noutro registo e apenas porque reli a história há pouco tempo, os objectos do homem rico na Fada Oriana.

ainda sobre a vida dos objectos: o absolutamente genial altar portátil em exibição no Museu de Marinha. o armário, um altar em madeira que se abre e fecha com o santo, e que era levado nas naus para que se pudessem celebrar missas por esse mundo fora.


(o gozo que me deu explicar aos miúdos que era uma portable church)


No comments:

 
Share