light gazing, ışığa bakmak

Sunday, June 21, 2015

da psicologia do investimento estrangeiro

há sempre uma psicologia qualquer, as correntes invisíveis, e não se fala sem dentro-fora, cima-baixo, grande-pequeno e os terríveis bom-mau. investimento é pôr dinheiro (ou outra coisa) em qualquer coisa para obter lucro. no discurso político-televisivo o lucro não interessa, não se fala nele, o que interessa é a imagem de um estrangeiro a pôr "cá" o seu dinheiro e isso é suposto ser bom. ora, algumas interrogações: quem fica com o lucro - vender bens nacionais é investimento - estrangeiro/estrangeiro/estrangeiro - que outras actividades se assemelham a esta posição - bom/mau - grande/pequeno. a infantilização do discurso público um dado adquirido.

"o investimento chinês no ano passado correspondeu a 1,06% do PIB português, ficando bastante acima dos outros países", 1839 milhões de euros.

"Onda de investimento estrangeiro promete Verão quente em Portugal"

"Cinco grandes espaços
vendidos em cinco meses Recorde-se que o final de 2014 marcou o regresso em força dos fundos de investimento ao nosso mercado e em pouco mais de cinco meses foram concretizadas várias operações de relevo no sector dos centros comerciais."

De Janeiro a Maio de 2015 foram transacionados em Portugal cerca de €800 milhões em ativos de imobiliário comercial envolvendo mais de 20 ativos e representando um fluxo de capitais estrangeiros a entrarem no país de mais de €600 milhões.Estes valores retratam um máximo histórico no mercado imobiliário em Portugal, nunca em mais de 15 anos de registo de transações foi atingido no primeiro semestre do ano um valor tão elevado em termos de operações de investimento imobiliário. Nem mesmo nos anos de 2006 e 2007, até à data recordes em termos de volume de investimento transacionado, foram atingidos no primeiro semestre valores tão significativos.



No comments:

 
Share